Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

domingo, 15 de abril de 2012

"CLEMENTINA DE JESUS-A RAINHA QUELÉ"




O Centro de Cultura de Alagoinhas, a 108 exibiu na terça-feira (27 de março) o documentário “Clementina de Jesus – a Rainha Quelé”, que foi exibido às 15h e 19h, com acesso gratuito.
O documentário reúniu depoimentos de Martinho da Vila, Lecy Brandão, Paulinho da Viola, João Bosco, Carlinhos Vergueiro, Mônica Salmaso e Cristina Buarque.

Clementina de Jesus:

Negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica e uma das figuras mais exuberantes da música popular brasileira. Assim era Clementina de Jesus, nascida em 1901 na cidade do Rio de Janeiro. Foi na capital carioca, que a negra de voz marcante foi descoberta musicalmente em 1963 pelo poeta, compositor e produtor cultural Hermínio Bello de Carvalho.
Com ele, visitou diversos locais do Brasil, levando sua voz no show 'Rosa de Ouro'. A artista fez questão de respeitar a ancestralidade e levou para shows e programas televisivos, um pouco da referência que tinha da África e da cultura Afro-Brasileira. Ela gravou cinco LP's solo, e fez participação em diversos outros, como 'Fala Mangueira', gravado em 1968, que teve Cartola como mais um dos participantes especiais.
Nomes como João Bosco, Milton Nascimento, Alceu Valença, Clara Nunes, entre tantos outros grandes personagens da música popular brasileira sempre respeitaram, gravando ou cantando Clementina.
Com direção de Werinton Kermes e roteiro de Míriam Cris Carlos o filme foi premiado na categoria Melhor Filme de Longa Metragem no Festival Internacional de Cinema de Arquivo REcine. Em 2011, completa-se 25 anos de sua morte, que foi causada por um derrame.




CLARA 70 ANOS NA REVISTA LABEL EDIÇÃO Nº10




SHOW SABOR BEM BRASIL,SUCESSO TOTAL EM 78


Durante todo o ano de 1978 o Espetáculo SABOR BEM BRASIL com o patrocínio de cigarros Continental com o elenco formado por Waldir Azevedo,Altamiro Carrilho,Luiz Gonzaga,João Bosco,CLARA NUNES,Caçulinha e seu Regional e outros músicos num total de 45 ártistas.Foi criado e dirigido por Newton Travesso,àquela época,um dos diretores do Programa Fantástico da Tv Globo.A iniciativa desse show partiu do acordeonista Caçulinha,que assumiu a direção artística.Os ensaios aconteceram durante todo o mês de janeiro no TEATRO CLARA NUNES no Rio de Janeiro em que João Bosco e Clara Nunes trouxeram seus próprios conjuntos enquanto que Waldir Azevedo e Altamiro foram secundados pelo Regional de Caçulinha.A partir da estréia em Porto Alegre,a trupe partiu para uma longa e consagradora temporada regional compreendendo as cidades de S.Paulo(Ginásio do Ibirapuera em 12,13 e 14 de maio de 78),Rio de Janeiro(Ginásio do Tijuca Tênis Clube em 20 de maio de 78)-Arcos da Lapa(em 21 de maio de 78)no Social Ramos Clube (em 01 de julho de 78)Baurú S.Paulo (Ginásio do Noroeste em 29 de julho de 78),Recife(Ginásio do Geraldão em 18 de agosto de 78),Fortaleza(Estádio Presidente Vargas em 20 de agosto de 78),Curitiba(Ginásio Tarumã em 26 de agosto de 78),Belo Horizonte(Ginásio Mackenzie em 15 e 16 de setembro de 78),Cascavél-PR(Ginásio Municipal em 23 de setembro de 78),Campinas (Ginásio do Guarani F.C. em 6 de outubro de 78)e Sorocaba(Ginásio Municipal em 7 de outubro de 78,entre outras.O show tinha o seguinte roteiro:Clara Nunes era a apresentadora (em algumas oportunidades,essa função foi atribuída à atriz Bibi Ferreira)contando a história dos últimos 40 anos da MPB através de quadros que relembravam os clássicos do choro,executados por Waldir Azevedo,Altamiro Carrilho,Caçulinha e seu Regional,passando para os clássicos do baião,interpretados por Luiz Gonzaga e prosseguindo com as últimas criações do samba,cantadas por Clara Nunes e João Bosco.A entrada de Waldir era precedida por uma fala proferida por Clara Nunes.


SAMBA BOOK DE JOÃO NOGUEIRA

Mariene de Castro participa do Samba book de João Nogueira e se emociona ao cantar "Um Ser de Luz"


“Quando eu canto, me emociono muito, especialmente “Um ser de luz”. Tenho uma história linda com essa música. Estava no Rio com Beth Carvalho e outros amigos, quando ela me contou a história e me mostrou a canção, que eu não conhecia. Fui tomada por um choro, uma emoção muito forte. Fiquei muito impressionada com a força dessa canção e decidi incluir no meu repertório. Duas semanas depois disso eu fui convidada para participar do Samba Book do João Nogueira, justamente parta cantar “Um ser de luz”! É a força da vida que fala mais alto e mais forte, assim como ele dizia”.



"Dona dos versos de um trovador
E a rainha do seu lugar
Sua voz, então, a se espalhar
Corria chão, cruzava o mar
Levada pelo ar
Onde chegava espantava a dor
Com a força do seu cantar"

A música "Um ser de luz" é uma composição do João Nogueira, Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte em homenagem a grande cantora Clara Nunes!



http://www.sambabook.com.br/joaonogueira/

Lançamento dia 25 de abril de 2012 no Circo Voador/RJ às 21hs