Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

domingo, 4 de julho de 2010


50 anos do primeiro prêmio


A vitrola ABC , primeiro prêmio musical de Clara Nunes
(acervo do Memorial)


O blog vem lembrar os 50 anos do primeiro prêmio da carreira de Clara Nunes, o concurso "Voz de Ouro ABC", (título homenagem do blog) programa muito popular e lider de audiência da TV Record de São Paulo, patrocinado pela marca campeã de vendas na época, de rádios,vitrolas,radiolas...
Incentivada pelos conhecidos e familiares, que viam em Clara muito talento e a esperança dela vir a ser uma grande cantora, ela se inscreveu no concurso A Voz de Ouro ABC, no ano de 1960. Na fase regional, em Belo Horizonte, cantando "Serenata do Adeus" , de Vinícius de Moraes, obteve o primeiro lugar e direito de representar seu estado na final nacional. Em São Paulo, Clara canta "Só Deus" ,de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, e leva o terceiro lugar para Minas Gerais. Na sua volta a BH ganha uma programa na Rádio Inconfidência – Clara Nunes Convida.
O concurso A Voz de Ouro ABC abriu muitas portas para Clara: ela começou a cantar como crooner em boates da cidade e foi considerada, por três anos consecutivos, a melhor cantora de Minas Gerais; comandava um programa de rádio e outro de televisão, Clara Nunes Apresenta, no qual se apresentavam artistas famosos, como Altemar Dutra e Ângela Maria. A etapa Caetanópolis-Belo Horizonte já estava vencida. Agora, Clara Nunes desembarcaria na cidade maravilhosa e despontaria para o sucesso nacional.