Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

domingo, 22 de maio de 2011

RELEMBRE BELAS INTERPRETAÇÕES DE MÚSICAS RELACIONADAS 


                                          À UMBANDA






Na sexta-feira, 13 de maio, a Umbanda comemora o Dia dos Pretos Velhos
Para celebrar a data, que coincide com a Abolição da Escravatura, confira algumas inesquecíveis interpretações de canções da MPB relacionadas à religião - seja reverenciando guias espirituais, seja fazendo referência a orixás africanos -, exibidas em programas da Rede Globo, e curta ainda uma seleção especialíssima de músicas feitas pelo Sistema Globo de Rádio.
Pai Etiene Sales, sacerdote umbandista e membro fundador da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, fala sobre a importância da data:
- A Umbanda tem como pressuposto a ajuda ao próximo. Trabalha com a visão dos orixás como energias da natureza, e com entidades espirituais, como o Preto Velho, que simboliza o ancião, quem transmite o conhecimento. Muitos Pretos Velhos foram escravos, por isso a escolha do dia da libertação dos negros para celebrar aqueles que voltaram para ajudar o próximo e ensinar sobre o perdão e a humildade.


Em vídeo, confira perfomances exibidas em programas da Rede Globo:



Clara Nunes aproveita uma viagem à Foz do Iguaçu para um show e  canta "Guerreira", de João Nogueira e Paulo César Pinheiro em clipe exibido noFantástico, em 1978. Neste grande sucesso da música brasileira, a inesquecível artista saúda santos católicos, orixás e guias espirituais.