Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

SEDUFSM PROMOVE “SANTA MARIA CANTA CLARA NUNES”


Evento relaciona aniversário do sindicato e ‘Consciência Negra’ Em comemoração aos 23 anos da Sedufsm (completados no dia 7 de novembro) e também comemorando o mês da Consciência Negra, o sindicato promove “Santa Maria canta Clara Nunes”.
O evento ocorrerá no dia 29 de novembro, a partir das 19h, na praça Saldanha Marinho, com entrada franca.
As interpretações ficarão a cargo de Daiane Diniz, Gisele Guimarães e Marilia Reck, com participações especiais de Paola Matos e Tiane Tambara.
A produção musical é de Janu Uberti.
O evento busca homenagear uma das maiores intérpretes da música popular brasileira.
Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, mais conhecida como Clara Nunes (‘a guerreira’), nasceu em Paraopeba (MG), em 1942, e morreu no Rio de Janeiro, em abril de 1983.
Em 2012, se viva estivesse, teria completado 70 anos.
Mesmo tendo morrido jovem, Clara Nunes, que era uma pesquisadora da música e do folclore brasileiro, deixou uma obra vasta e de grande relevância. Conforme dados que constam na internet, ela vendeu mais de 100 mil cópias de seus discos, o que, na época, era raro. Cantoras não costumavam ter uma vendagem de discos tão expressiva.
Para o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, a concretização desse show, em praça pública, mais uma vez simboliza a contribuição do sindicato a um tipo de cultura popular que precisa ser resgatado.
“As novas gerações precisam saber que existiu uma mulher, cantora, que, de forma ousada, celebrou a união do negro, do índio e do branco em nosso país. Uma mulher que ousou divulgar aos quatro ventos, através de suas canções, a umbanda, e outros aspectos do sincretismo religioso de nosso país, que não eram vistos com bons olhos pelo ‘status quo’.
A homenagem é mais do que justa”, finaliza Rondon.
Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração: J. Adams
Propaganda Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=1625