Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Clara Nunes é enredo para 2012 de escola campeã do carnaval de BH



Vida da artista é tema de samba-enredo da Canto da Alvorada para 2012.
Segundo presidente do grupo, confecção e ensaios começam em dezembro.


A cantora e compositora Clara Nunes será homenageada pela Escola de Samba Canto da Alvorada, vencedora do carnaval de Belo Horizonte de 2011 pelo Grupo A. A vida e os sucessos da artista são o tema do samba-enredo da escola para 2012. De acordo com o presidente da agremiação, Carlos Alberto Damasceno, em dezembro, os cerca de 750 integrantes da escola vão dar início aos ensaios, à confecção das fantasias e à montagem do samba-enredo para a festa que será realizada no próximo ano. “A escola já está abrindo o barracão”, conta Damasceno.
Com o início dos ensaios, a comunidade vai passar a se encontrar em todos os domingos de dezembro. Em janeiro de 2012, o ritmo fica mais acelerado e os integrantes se dedicam ao samba-enredo e à coreografia três vezes por semana, por aproximadamente três horas.
Após a vitória por 98,4% dos votos no Carnaval de BH 2011, o calendário da escola ficou cheio. Segundo Damasceno, o grupo se apresentou em diversos eventos. Para ele, a relação dos belo-horizontinos com a festa tem se tornado mais forte. “Aumenta quantitativa e qualitativamente”, explica o carnavalesco. Ainda assim, ele conta que muitos jovens não se interessam pelo carnaval por não se lembrarem do desfile oficial, retomado a partir de 2004 na capital mineira. “Um jovem na faixa de 20 anos não tem esse histórico”, reforça o presidente.
De acordo com Carlos Alberto Damasceno, a maioria dos integrantes da escola são pessoas acima de 50 anos ou abaixo de 15 anos. O mais difícil é atrair os jovens, que, para o presidente, têm vergonha de participar. “A juventude acha que é ‘pagar mico”, disse. Para atrair o público diferenciado, a relação com a comunidade é sempre fortalecida”, disse.
Segundo Damasceno, o carnaval de BH ainda não é encarado como um produto comercial, o que certamente atrairia mais investimentos, principalmente da iniciativa privada. Apesar disso, ele explica que a festa não pode ser vista apenas como um espetáculo, pois é uma celebração do resultado de um ano de esforço da comunidade. Para o carnavalesco, é preciso incentivar o evento como um projeto de inclusão. “A gente não pode pensar na escola como sendo simplesmente um produto de carnaval”, disse.
A Escola de Samba Canto da Alvorada foi fundada em 1979. De acordo com informações da escola, o grupo carnavalesco conquistou 12 títulos nos desfiles que participou no carnaval de BH.



SALVE, GUERREIRA!!