Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Especial de TV feito por Clara com Nosso Samba em 1973 vai gerar DVD



A série de lançamentos programados pela gravadora EMI Music para festejar os 70 anos de nascimento de Clara Nunes (1942 - 1983), em 2012, inclui o primeiro DVD com um registro de show da cantora. Trata-se do especial gravado por Clara em 1973 para a TV Bandeirantes com o Conjunto Nosso Samba. O DVD Especial Clara Nunes 1973 vai ser editado pela EMI em parceria com a Band dentro de ciclo de lançamentos que inclui CD com áudios de shows feitos por Clara na África e no Brasil - registros recém-descobertos pelo jornalista Vagner Fernandes, biógrafo da artista - e reedições dos 15 álbuns lançados pela cantora na gravadora Odeon (em reedições avulsas e também numa caixa). Eis o repertório do DVD Especial Clara Nunes 1973:


1. Lamentos (Pixinguinha)
2. Sempre Mangueira (Cartola)
3. Minha Festa (Nelson Cavaquinho)
4. Alvorada (Cartola e Hermínio Bello de Carvalho)
5. Regresso (Candeia)
6. Opção (Gisa Nogueira)
7. Umas e Outras (Chico Buarque)
8. Serenata do Adeus (Vinicius de Moraes)
9. Tristeza Pé no Chão (Armando Mamão Fernandes)
10. Quando Eu Vim de Minas (Xangô da Mangueira)
11. Tributo aos Orixás (Mauro Duarte, Noca e Rubem Tavares)
12. Do Misticismo da África ao Brasil (Mário Pereira, Vilmar Costa e João Galvão)
13. O Mais que Perfeito (Vinicius de Moraes e Jards Macalé) 
14. Quase (Mirabeau e Jorge Gonçalves)
15. Fim de Caso (Dolores Duran)

EMI Lançará novo DVD de Clara Nunes



Eis a nota que mais gostei de dar na edição desta segunda-feira, 14 de novembro, da minha coluna "Estúdio", publicada às segundas-feiras no jornal carioca "O Dia":

Sai em 2012 - enfim - um DVD com show de Clara Nunes. Sei que já tem o DVD com os clipes do "Fantástico". Mas o DVD que sai em 2012 - festejando os 70 anos que Clara completaria em agosto - traz um show feito pela cantora em 1973, para a TV Bandeirantes, com o Conjunto Nosso Samba. Outros lançamentos virão (CD com áudios de show na África e de sua participação no show coletivo "Sabor Bem Brasil"), mas o DVD para mim é especialmente importante por mostrar Clara em

cena com sua voz e com sua força que nunca seca.

Agora é só aguardarmos!

Symara Tâmara completa 10 anos de carreira em tributo a Clara Nunes


A cantora e poetisa mossoroense Symara Tâmara completa em 2011 dez anos de trajetória musical com tributo à cantora Clara Nunes. Ela traz ao público uma série de recitais em homenagem à intérprete mineira.
Durante os sábados de novembro, Symara apresentará quatro recitais de diferentes temas e repertórios em tributo a Clara Nunes. O primeiro foi ontem, com tema "O amor em Clara", recitados e cantados clássicos de Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Cartola, entre outros.
O segundo recital acontecerá no dia 12 deste mês, com o tema "Clara na avenida", uma homenagem à alegria do carnaval, interpretando alguns sambas-enredo. O terceiro recital acontecerá no dia 19, com o tema "Clara Mestiça", que será ainda uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, interpretando canções e poemas dentro da temática afro-brasileira.
O quarto recital acontecerá no dia 26 e tem como tema "Alvoroço no sertão - O baião de Clara", em que serão interpretados clássicos da música regional gravados por Clara Nunes. "A figura de Clara Nunes tem grande significado no cenário musical do Brasil, então resolvemos fazer uma homenagem a ela", conta Symara Tâmara, para quem Clara Nunes tem um valor tanto artístico quanto sentimental.
"Vejo em Clara uma inspiração para o meu trabalho musical, e considero mais do que merecida uma homenagem acadêmica", revela Symara, que também faz a direção-geral do espetáculo e se apresenta acompanhada dos músicos Moisés Moraes (violão e contrabaixo), Fábio Monteiro (cavaquinho, bandolin e violino), Nilsinho, Edgar e Estéferson Carlos (percussão), Diego Nunes (violão), Íris Emanuela (flauta), Marcondes Silva (bateria) e Cláudio Henrique (acordeom).
Os espetáculos acontecerão a cada sábado deste mês, no espaço Cafezal, no Memorial da Resistência de Mossoró, começando sempre às 22h. 

Clara Nunes é uma das maiores intérpretes do Brasil
Clara Nunes nasceu Francisca Gonçalves Pinheiro, em Paraopeba (MG), em 12 de agosto de 1942 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de abril de1983. É considerada uma das maiores intérpretes do país.
Pesquisadora da música popular brasileira, dos seus ritmos e de folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à umbanda.
Clara Nunes seria uma das cantoras que mais gravariam canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam disco.