Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

'Acreditamos muito nesse Carnaval', diz Jack Vasconcelos

foto: Luana Freitas



O SRZD-Carnaval foi até o barracão da escola de samba Paraíso do Tuiuti, no centro da cidade, conversar com o carnavalesco Jack Vasconcelos sobre o desenvolvimento do Carnaval da atual campeã do Grupo de Acesso B, que levará para a Marquês de Sapucaí o enredo "Clara Nunes - A Tal Mineira". Jack resumiu o andamento dos trabalhos e destacou o investimento do presidente Renato Thor na estrutura das alegorias.
"Nosso barracão está adiantado e temos praticamente 80% do trabalho desenvolvido. Todo o trabalho grosso, pesado mesmo, já foi concluído e a dedicação é intensa", explicou o carnavalesco.
"Este ano nós investimos muito em ferro, madeira e tudo é novo. O presidente Thor investiu realmente nisto e priorizou dar uma reformulada no design dos carros e no visual da Tuiuti. Todos nós trabalhamos com muita vontade e acreditamos muito nesse Carnaval", completou.
Jack relatou a participação da comunidade e o apoio no tema desenvolvido.

Tributo a Clara Nunes



No próximo dia 20 a Unidos do Ladeira promove uma grande festa em homenagem a grande sambista Clara Nunes. Durante o evento, também serão apresentadas as fantasias para o carnaval 2012.
A escola convida toda comunidade do samba a prestar esta homenagem para ela que este ano novamente será o tema do enredo da agremiação, Clara, clareia, clareou, 70 anos da Guerreira.
Show com Sandra Portela e bateria Esquadrão Choque Nervoso.
Local: Clube Dom Pedro II
Horas: 20hrs
Diretoria Infoma: ingressos esgotados

O encanto de Luiz Jasmin



O encanto refletido pela inteligência e beleza, única e esplendorosa, das mulheres. Capazes de mudarem o rumo de uma história e, como diria Arthur Schopenhauer: A mulher é um efeito deslumbrante da natureza. A grandeza de Luiz Jasmin, plural nos seus talentos, em traduzir a singularidade das mulheres que, de alguma maneira, passaram pela sua vida. Entre elas, Danuza Leão, Yolanda da Costa e Silva, Maria Bethânia e Tânia Alves. A cada mulher, uma nova experiência, um novo sentimento.
Os relatos de Jasmin nos remetem a um profundo mergulho no encanto exalado por mulheres do mundointeiro. Mulheres, essas, possuidoras de uma força sentimental invejável, e que vão muito além dos estereótipos comumente relacionados a este gênero. Algumas delas alcançaram a fama, estiveram nos holofotes da mídia. Outras, mais discretas, fizeram parte de uma plateia que assistia ao crescimento de tantas mulheres que bem representaram a independência e autonomia do sexo feminino. Mas todas elas são, sobretudo, marcantes, guerreiras, exemplos de vida e perseverança.
Tive a honra de ser convidado a prefaciar essa obra que relembra, além de um seleto universo feminino que fez parte da vida desse artista, lugares e pessoas memoráveis. Cada um com infinitas particularidades e boas lembranças, que, agora, Luiz Jasmin nos dá o prazer de conhecer e desfrutar desse universo encantado vivido por ele. Além disso, a obra conta com registros fotográficos que, certamente, engrandecem o valor dessa obra com imagens que são verdadeiras relíquias. São fotos curiosas, inéditas, poéticas, charmosas, oriundas de um álbum de família ou, quem sabe, de um álbum de viagem, podendo, ainda, terem sido, em algum período, retratos esquecidos dentro de uma gaveta. Mas, hoje, chegam como um convite para reviver a época retratada, para conhecer a mulher registrada, imagens que ilustram o encanto perpassado pelas belíssimas histórias.
Uma das passagens que, seguramente, chamará a atenção e marcará a todos que tiverem a oportunidade de ler esta obra literária é a experiência de Jasmin vivida em Nova Iorque. Lá, ele conheceu, e encantou, o renomado artista plástico Salvador Dalí, que se tornou, rapidamente, e após um singular episódio em um bar, grande amigo do autor desse livro. Outro destaque é a rica descrição do episódio em que o escritor teve o seu primeiro contato com o talento musical da magnífica Maysa. Uma bela e peculiar história, de encher os olhos e a imaginação de qualquer um. O encanto, à primeira vista, de Jasmin por Carmen Miranda também deu origem a uma passagem belamente relatada.
A obra, que também traz vivências cotidianas, físicas, sentimentais de Luiz Jasmin com Tânia Carrero, Zuleica Raposo e Clara Nunes, tem, ainda, a linda e emocionante história da sua encantada amizade com a cantora Maria Bethânia e as belíssimas capas dos discos dela ilustradas por este grande artista. De fato, um encanto de prosa, do começo ao fim. Ele retrata, de maneira inexplicável e, ao mesmo tempo, louvável, a alma e a grandeza da mulher, que independe do seu país natal, da sua idade, da sua profissão, do título de sexo frágil. Elas agem com o coração. Possuem a força e a coragem de uma mãe, a lealdade de um amor, e o companheirismo de uma amiga.