Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TMN ao Vivo recebe os sambistas Tércio Borges e os Democratas do Samba


Tércio Borges e os Democratas do Samba, actuam esta sexta-feira, dia 31 de Agosto, no espaço TMN ao vivo a partir das 23:30.
Contando com a participação especial de Ellen de Lima, o concerto promete boas horas de samba carioca, com o “alto astral” brasileiro.
Os Democratas do Samba irão tocar vários temas clássicos, bem como outros mais actuais numa sinfonia de sons brasileiros entre cavaquinho, violão, vozes, percussões e sopros. Zeca Pagodinho, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Alcione, Cartola, Chico Buarque, João Nogueira serão alguns dos nomes homenageados neste concerto, sem esquecer as composições originais do líder da banda, Tércio Borges.

Esta banda, que já passou pelo Teatro do Bairro, no passado mês de Maio, tem vindo a multiplicar os seus fãs por terras portuguesas.
“Sombrinha”, célebre sambista e criador do Grupo Fundo de Quintal, já apadrinhou a banda, tendo colaborado várias vezes ao lado de Tércio Borges e os Democratas do Samba. O grupo acolheu outras participações especiais como: o sambista Diogo Nogueira, as cantoras Silvia Nazário, Edna Pimenta e Letícia Gabian da Bahia, a carioca Pat Escobar, o cantor Neon Rodrigues, o português Nuno Bastos, entre outros.
Tércio Borges, nascido e criado no Rio de Janeiro, sempre esteve ligado à música, sendo filho do violonista, cantor e compositor Tércio Guimarães.
Aos 16 anos começou a dar os primeiros acordes sozinho no violão e no cavaquinho, com cinco CDs já editados e agora a preparar o seu sexto álbum.
Esta sexta-feira, a cantora Ellen de Lima irá acompanhar a banda, que está desde Agosto a actuar no espaço TMN ao Vivo.
Ellen de Lima, com 62 anos de carreira, foi cantora de rádio de época, tendo ficado célebre com “Canção de Misses”, tema que deu mote à Miss Brasil na década de 60.

Dois bauruenses relembram sucessos da MPB

Maestro Adylson Godoy

Cantora Luciana Pires

Templo bar recebe o show ‘Encontro de Gerações’ que reúne maestro Adylson Godoy e a cantora Luciana Pires

Ao piano, com mais de 45 anos de carreira, direção musical de vários programas de TV e 150 músicas gravadas por nomes como Elizeth Cardoso, Zimbo Trio, Elis Regina, Jair Rodrigues e Clara Nunes, o maestro e compositor Adylson Godoy. Ao microfone, a voz diferenciada de Luciana Pires, 21 anos, cantora e compositora.

Juntos, os talentosos bauruenses fazem nesta quinta-feira no palco do Templo Bar, o show “Encontro de Gerações”, que promete ser um presente.

“Um espetáculo especial com repertório cujo repertório caminha pela MPB, pelo jazz e canções autorais dos dois”, comenta Luciana que apresentará inclusive canções inéditas.

A cantora revela que esse grande encontro começou em uma festa de amigos. “Como eu já conhecia e admirava o trabalho do maestro, começamos a conversar e assim foi a festa toda! Quando descobrimos que nosso gosto musical era o mesmo, combinamos de no dia seguinte, nos reunirmos para tocar e cantar. E foi assim, que surgiu a ideia do show!”, contou ao BOM DIA em dia de gravação.

Sim, com toda a certeza, é o início de uma nova história. “Temos muitos projetos pela frente!” Seja no dueto com o maestro ou em carreira solo, Luciana Pires não para.

Semana passada, a bela cantora foi alvo do foco do fotógrafo Leandro Mello e da produtora de estilo Juliana Mello, o resultado da parceria com esses irmãos, que também esbanjam talento poderá ser visto por todos no site www.lucianapires.com.br .

Por hoje, a ordem do dia é fazer um show memorável, uma reverência à música brasileira de excelência, que independente da geração em que cada um desses dois artistas nasceu, fazem questão de preservar e de dar continuidade, deixando um legado de emoções sonoras para futuras gerações.




Elba Ramalho conquista a multidão e se emociona ao cantar na terra natal de Clara Nunes



Douglas Love
Acadêmico do curso de Jornalismo
(matéria produzida para o Jornal Laboratório Vide Verso)

O 7° Festival Cultural Clara Nunes teve seu encerramento com um dos maiores nomes da música popular brasileira: a cantora Elba Ramalho se apresentou em Caetanópolis, no domingo (19/08), na praça central da cidade. No auge da forma física e vocal, Elba impressionou pelo vigor e energia com que interpretou um belo repertório dos maiores compositores brasileiros, como Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Jackson do Pandeiro e Zé Ramalho.

Sob grande entusiasmo do público, Ramalho entrou no palco entoando o medley Sanfona Branca/Vida de Viajante/Estrada do Canindé/Sala de Reboco/Sabiá. Evocando o centenário de Luiz Gonzaga, ela saudou a multidão e prestou tributo à homenageada da festa cantando Morena de Angola.

– Clara me ensinou a sambar em Luanda, em uma excursão que fizemos juntas ao lado de Chico Buarque e vários artistas no inicio dos anos 1980, relembra Elba.

Em seguida, vieram vários hits destacando a munição forrozeira de seu repertório: Bate Coração, Qui nem Jiló, Espumas ao Vento, Baião e o hino nordestino Asa Branca.

Ao cantar Feira de Mangaio, de Sivuca, Elba confirmou a influência de Clara Nunes para as novas intérpretes brasileiras – e revelou as semelhanças com a homenageada na presença cênica de palco. Um dos momentos mais emocionantes do show foi a interpretação da canção De volta pro Aconchego, com Elba de joelhos sendo acompanhada por um gigantesco coral.

Outro ponto alto foi quando, de violão em punho, Elba cantou Chão de Giz, que recebeu reações calorosas do público. A canção As Forças da Natureza também foi interpretada com muita emoção por se tratar de uma música forte da guerreira mineira. Segundo Elba, a canção foi premiada com um Grammy latino ao ser gravada, em 2007, no álbum Qual Assunto que Mais lhe Interessa.

O final da apresentação foi ao som da incendiária Festa do Interior/Pagode Russo e Banho de Cheiro/Frevo Mulher.

O encerramento do Festival Cultural Clara Nunes foi marcado por uma apresentação antológica, que entrelaçou a trajetória de duas estrelas da música brasileira. Estrelas que sempre tiveram o cuidado de cantar o que há de mais puro e autêntico na nossa cultura: o samba, o frevo, o forró, e todas as suas vertentes, sempre com extremo bom gosto.

http://www.onorte.net/noticias.php?id=40273

VALÉRIA OLIVEIRA FAZ HOMENAGEM À CLARA NUNES


A cantora potiguar Valéria Oliveira dá início à pré-produção do CD em águas claras, em homenagem à mineira Clara Nunes. A gravação é fruto do sucesso do show "Em Águas Claras", que contagiou a plateia em diversas apresentações realizadas pela potiguar, e aos constantes pedidos de seu público pelo registro em CD.

O CD "Em Águas Claras" terá produção musical de Rildo Hora, renomado produtor musical e gaitista que será homenageado pela Escola de Samba carioca Estácio de Sá no carnaval 2013 com o enredo “A ópera de um menino... no toque do realejo rege seu destino!”. É muito bom saber que este belo projeto tem o dedo mágico de Rildo. Começo bem sua competência desde a época em que trabalhei com ele, como sua divulgadora no ano de 1978/79, no Rio de Janeiro.

O CD em águas claras será gravado a partir de janeiro em estúdios do Rio de Janeiro e de Natal, com músicos das duas cidades, assim que o maestro Rildo Hora finalizar a produção musical do próximo DVD de Zeca Pagodinho. O encarte do CD apresentará recortes fotográficos de recantos da pequena Caetanópolis, onde Clara nasceu, além de outros aspectos que fazem referencia à homenageada.

A Confirmar


Oficialmente, a assessoria da Globo diz desconhecer qualquer projeto de minissérie em homenagem à cantora Clara Nunes, falecida em abril de 1983.
Mas, nos seus bastidores, existe o comentário de uma produção para ir ao ar no ano que vem.
http://www.opovo.com.br/app/colunas/canal1/2012/08/30/noticiascanal1,2909188/jogos-paralimpicos.shtml

Sarau Entre Livros presta homenagem a Clara Nunes

O Cineclube Lanterna Mágica e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), da Unisanta, realizam o Sarau Entre Livros “Conto de Areia”, dia 30 de agosto, às 20h30, na biblioteca central, bloco M, 1º andar, da Universidade.

O evento será uma homenagem à cantora Clara Nunes, uma das maiores intérpretes do país que completaria 60 anos neste mês. A noite contará com um repertório musical especial, com os maiores sucessos da cantora, sendo interpretado pelo grupo “Multiversos”, declamações de poesias e degustação de sabores, traduzindo os significados de suas melodias.

O Sarau Entre Livros faz parte das atividades culturais desenvolvidas pelo SIBi-UNISANTA. Uma vez por mês sempre é realizado um sarau com temas variados como: poesia, música, cinema, teatro, histórias em quadrinhos e intervenções artísticas.

Mais informações pelo e-mail: cinelanterna@yahoo.com.br ou pelo telefone: 3202-7100 (ramal: 257). Entrada franca.

http://culturaativa-unisanta.blogspot.com.br/2012/08/sarau-entre-livros-presta-homenagem.html