Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Wilson Moreira em versos e quadras quinta no BNDES, grátis


O mestre Wilson Moreira, essa entidade, faz o show "Wilson Moreira em versos e quadras" esta quinta, 15, no BNDES. Chegue cedo.

No repertório, "Goiabada cascão", "Coisa da antiga", "Silêncio de bamba", "Gostoso veneno" e "Senhora liberdade" (todas em parceria com Nei Lopes) mais "Formiga miúda" (com Sérgio Fonseca) e "Banho de felicidade" (com Adauto Magalha), entre outras.

O show tem direção musical de Paulão 7 Cordas e que tocará violão, Moreira será acompanhado por Kiko Horta (acordeão), Alexandre Maionese (flauta), Alessandro Cardozo (cavaquinho), Ramon (violão), Netinho Albuquerque (pandeiro), Jaquara e Quininho (percussão).
Serviço

QUANDO: 15 de março, às 19h
ONDE: Auditório do BNDES (Av. República do Chile, 100, Centro do Rio)
QUANTO: Grátis, mediante senha, que pode ser retirada uma hora antes do show. Recomendo chegar cedo.
ETCÉTERA: Classificação livre



Mais sobre esse grande compositor:


"Falar de Alicate nunca é demais
O mestre Wilson Moreira ingressou na música através das escolas de samba de Realengo, onde morava. Foi tocar tamborim na Água Branca, que se fundiu posteriormente à Mocidade Independente de Padre Miguel. Já mostrava seu talento artístico ao dominar a percussão, atuar como passista e escrever suas primeiras composições. Em 1956, Leny Andrade gravou sua primeira música, "Antes assim". Em 1962 e 1963, ganhou os sambas-enredo da escola. Começou a participar de grupos como Os Cinco Só (com Zuzuca, Zito, Jair do Cavaquinho e Velha), que depois mudou de nome para Turma do Ganzá. Com grupo Partido em 5, gravou um histórico elepê homônimo, ao lado de Candeia, Casquinha, Velha e Joãozinho da Pecadora. O disco fez muito sucesso na época. Vendeu tanto que não só gerou duas continuações, como foi motivação suficiente para que o Wilson largasse sua profissão de carcereiro (que lhe deixou como herança o apelido de Alicate, em virtude do seu forte aperto de mão) e se profissionalizasse na música. Foi quando a carreira de Wilson deslanchou. Na época, duas parcerias suas com Candeia levavam a quadra da Portela à loucura: "Mel, mamão com açúcar" e "Não tem veneno".

Nei Lopes estava atrás de um parceiro para colocar letra em suas melodias e Delcio Carvalho, outro bamba da pesada, falou para ele: "Vem cá que vou te apresentar um sujeito que põe música até em bula de remédio". E assim se formou uma das mais geniais duplas da história da música brasileira. Se você gosta de samba, conhece alguns sucessos criados por eles: 'Coisa da antiga' ("Na tina vovó lavou / a roupa que mamãe vestiu quando foi batizada") foi um grande sucesso de Clara Nunes;

Beth Carvalho; a lindíssima 'Gostoso veneno' ("Esse amor me envenena / mas todo amor sempre vale à pena / desfalecer de prazer / morrer de dor / tanto faz, eu quero mais amor") foi gravada por Alcione e ainda outro dia entrou na trilha de uma novela global; 'Senhora liberdade' ("Abre as asas sobre mim, ó senhora liberdade / eu fui condenado sem merecimento / por um sentimento / por uma paixão") virou hino na campanha das Diretas Já e nos comícios do Lula nos anos 80. Parafraseando Monarco da Portela, se for falar dos sucessos do Wilson, hoje não vou terminar.

A dupla gravou dois discos fundamentais de samba, 'A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes' (1980) e 'O Partido muito alto de Wilson Moreira e Nei Lopes' (1985). Nos anos seguintes, ambos lançaram discos solo, com novos parceiros, mas também outras músicas da dupla. Wilson fez dois discos especialmente para o mercado japonês 'Peso na balança' (1986) e 'Okolofé' (2000, gravado dez anos antes). Em 1997, Moreira sofreu um derrame violento que paralisou o lado esquerdo do seu corpo. O mundo do samba uniu as vozes e os timbres em show para ajudar nas despesas com o seu tratamento. Mais de mil pessoas aplaudiram extasiadas artistas como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Zé Kéti, Nelson Sargento, Zeca Pagodinho e Nei Lopes, entre outros que, juntos naquela noite histórica, homenagearam o bamba. Wilson Moreira se restabeleceu e será com o mesmo talento e reverência às tradições de sua cultura que vai cantar dia 15 no BNDES" (release).



Lembrança de Clara!

http://www.samba-choro.com.br/noticias/pordata/26851

Não percam também: