Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

terça-feira, 26 de julho de 2011

De Luma a Lula! Veja as personalidades que serão enredo no carnaval 2012

De Luma a Lula! Veja as personalidades que 

serão enredo no carnaval 2012

Eles inspiram carnavais de agramiações do Rio e São Paulo no próximo ano.
Eliane SantosDo EGO, no Rio

Nunca antes na história desse país, e de nenhum outro também,
 as escolas de samba homenagearam tantas personalidades
 em seus enredos. Em 2012, parte do carnaval estará 
concentrado na biografia de gente como Dona Ivone Lara,
o ex-presidente Lula. Confira abaixo quem vai dar samba
 e em que escola.  


Ag. O Globo/Ag. O Globo

Luma de Oliveira diante da bateria da Viradouro: beleza que fez história na avenida


Luma de Oliveira
A morena que fez história na Marquês de Sapucaí como rainha de bateria será homenageada pela Estácio de Sá, que está no grupo de acesso do Rio de Janeiro. O carnavalesco Marcus Ferreira se inspirou em um texto do compositor João Bosco – que ilustrou um dos ensaios nus de Luma na "Playboy" -, para compor a sinopse do enredo “Luma de Oliveira — Coração de um país em festa!”. Marcus quer mostrar a morena brejeira, seu  amor pelo samba e cenas que marcaram as passagens de Luma na avenida, como a da morena ajoelhada diante da bateria da Viradouro, e dela usando uma coleira em homenagem ao então marido, Eike Batista. Essa, aliás, será a única referência ao empresário. A ex-modelo pediu para que o enredo se concentrasse na sua história com o carnaval. 

  
-Divulgação/-Divulgação

Dona Ivone Lara: na avenida com o Império Serrano


Ivone Lara
A primeira mulher a compor um samba-enredo no Brasil, e a fazer parte da ala de compositores do Império Serrano, em 1965, será homenageada pelo sua escola. A agremiação, que atualmente está no grupo de acesso do Rio de Janeiro, vai contar a história de Dona Ivone Lara - como é mais conhecida -, com o samba, sua história de amor com a Serrinha – como também é conhecido o Império Serrano -, seu trabalho ao lado da médica Nise da Silveira e alguns dos clássicos que ela eternizou na MPB, como “Sonho Meu”, “Acreditar” e “Alguém me avisou”. Tudo isso no enredo “Dona Ivone Lara: enredo do meu samba”, de Mauro Quintaes.

-Divulgação/-Divulgação

Logo da Paraíso do Tuiuti: Clara


Clara Nunes
Outro ícone da MPB e do mundo do samba também estará na avenida em 2012. Com o enredo “A Tal Mineira”, a Paraíso do Tuiuti – que em 2011 contou a história de Caetano Veloso e foi campeã do grupo B -, espera vencer no grupo A, e voltar a desfilar no grupo especial do Rio de Janeiro. O carnavalesco Jack Vasconcelos quer comemorar os 70 anos da cantora e falar um pouco de sua obra na avenida. 





-Divulgação/.Divulgação

Elza na logo da Tuiuti: ela ajudou a escolher o nome do enredo


Elza Soares
Ela morou na favela, passou fome, casou-se aos 12 anos, aos 18 já estava viúva, viu a morte dos dois filhos, teve um tórrido romance com o jogador de futebol Garrincha, foi a primeira mulher a puxar um samba-enredo na avenida e foi considerada a melhor cantora do milênio. Parte dessa biografia será contada no enredo “A Cabuçu dá a Elza na avenida!”, da Unidos do Cabuçu - escola do grupo C do Rio de Janeiro -, pelos carnavalescos Marco Aramha e Marcyo de Olliveira.





-Divulgação/-Divulgação

Justus na apresentação do enredo


Roberto Justus
O empresário e apresentador será a figura central do enredo "O Reino dos Justos", da escola de samba Rosas de Ouro, do grupo especial de São Paulo. O carnavalesco Jorge Freitas pretende contar, através de uma fábula, a chegada de imigrantes húngaros ao Brasil, e tendo Roberto Justus, que tem descendência húngara, como figura central dessa história, na pele do Rei Mattias Corvinus , “O Justo”.
  




-Divulgação/-Divulgação

Gonzagão vai virar enredo pelas mãos de Paulo Barros


Luiz Gonzaga
Com o título de "O Dia Em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida Para Coroar o Rei Luiz do Sertão”, Paulo Barros e a Unidos da Tijuca querem festejar o centenário de Luiz Gonzaga na Marquês de Sapucaí. A ideia da vice-campeã do carnaval 2011 do grupo especial do Rio é contar a história do Rei do Baião de forma inovadora, como só Paulo Barros sabe fazer, e também revisitando o estado de Pernambuco, terra do Velho Lua. 
    




-Divulgação/-Divulgação

Jorge Amado será lembrado na Imperatriz



Jorge Amado
Se a Unidos da Tijuca vai de Luiz Gonzaga, a Imperatriz Leopoldinense, também do grupo especial carioca, vai de Jorge Amado, que também completaria 100 anos se estivesse vivo. Com o enredo “Jorge, Amado Jorge”, Max Lopes vai abordar a vida do escritor e fazer referências à algumas de suas obras na avenida como “Capitães de Areia” e “Gabriela, cravo e canela”.





-Divulgação/-Divulgação

A Viradouro vai tentar contar a vida de Nelson Rodrigues de maneira inovadora 


Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues é outro ícone que terá seu centenário lembrado no carnaval. Sua história estará no enredo da Viradouro, que luta para voltar ao grupo especial do Rio de Janeiro. Alexandre Louzada - que também comanda os trabalhos no barracão da Mocidade -, tem a difícil tarefa de contar uma história que já esteve na Marquês de Sapucaí duas vezes: em 1994, com a Império da Tijuca, no enredo “Nelson Rodrigues, um beijo na Sapucaí”, e em 2001, com a Unidos da Tijuca com “Tijuca com Nelson Rodrigues pelo Buraco da Fechadura”. 




-Divulgação/-Divulgação

Romero Britto é aposta da Renascer



Romero Britto
A Renascer de Jacarepaguá, que em 2012 vai estrear no grupo especial do Rio de Janeiro, escolheu o artista plástico Romero Britto para enredo. Com o título: "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia", a Renascer quer fazer bonito e contar a vida e obra do artista. Romero, que vive nos Estados Unidos há 20 anos, já confirmou presença no desfile da escola e em vários eventos da agremiação.
   



-Divulgação/-Divulgação

Portinari também estará na avenida



Cândido Portinari
Outro artista plástico também estará na avenida. Cândido Portinari será o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, do grupo especial do Rio. Com o tema "Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade". O carnavalesco Alexandre Louzada quer mostrar um outro lado do gênio da pintura. Quer revelar a história simples, do homem de pouco estudo, mas que nem por isso deixou de ser genial.




-Divulgação/-Divulgação

Vai ter até ex-presidente na avenida


Lula
A Gaviões da Fiel vai levar a história do ex-presidente Lula para avenida em 2012. Com o enredo “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação”, a escola vai falar do ex-operário do ABC Paulista que virou presidente do Brasil e, através dessa ascensão, falar da garra e coragem do povo brasileiro. As lutas sindicais, que fizeram parte da história de Lula e de São Paulo, também estarão presentes no enrendo. E é claro, a vertente corintiana do ex-presidente.