Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cibapar realiza nova reunião pública no Dia Mundial das Águas



Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) e Instituto EKOS para o  
Desenvolvimento Sustentável realizam hoje (22/3), Dia Mundial das Águas. A reunião, aberta ao público, acontece às 18h30, na Casa de Cultura “Clara Nunes”, Praça Aníbal Pinto Mascarenhas, nº 04 - Centro, em Caetanópolis.

Nesta rodada de trabalhos, também promovida pela Associação Mineira para Educação Ambiental, Proteção e Recuperação do Cerrado Brasileiro - Veredas & Cerrados, serão discutidos o processo de formalização do Comitê da Sub-Bacia dos Rios Cedro / Chico e Macacos/São João, bem como os resultados iniciais do balanço hídrico (demandas versus disponibilidades) destas regiões hidrográficas.

Entre os temas da pauta, cidadãos, representantes do poder público e sociedade civil com e sem fins econômicos também irão debater o “Plano Diretor das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba”, além da cobrança pelo uso das águas.

Os encontros acontecem em regiões correspondentes a 10 das 50 sub-bacias do Paraopeba. Nestas sub-bacias residem 92% da população da Bacia. Tiveram estado de emergência oficialmente reconhecidos 17 municípios e outros 3 decretaram estado de alerta. Ou seja, mais da metade dos municípios inseridos na Bacia, os quais vivem o drama da destruição provocado pelas enchentes.

O secretário-executivo do Cibapar, Mauro da Costa Val, explica que a entidade é responsável por articular políticas públicas para proteção das águas da Bacia do rio Paraopeba e está promovendo uma série de debates com empresários, produtores rurais e moradores de comunidades ribeirinhas. “Nossa intenção é estabelecer ações que promovam o crescimento econômico, sem prejuízos aos recursos naturais e as populações nestas localidades.”