Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

sábado, 12 de maio de 2012

HOJE,13 DE MAIO DE 2012,DIA DAS MÃES!

RECORDANDO HOJE,DIA DAS MÃES,ALGUÉM QUE SUPEROU UMA DOR PROFUNDA DE NUNCA TER PODIDO CONCEBER UM FILHO:CLARA NUNES!ONDE QUER QUE ELA ESTEJA,SOMOS TODOS SEUS FILHOS DE FÉ E AMOR!




Que Deus a cubra com o seu DIVINO MANTO,Clara!
FELIZ DIA DAS MÃES!!!

DIA 15 DE JUNHO DE 2012 INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA/MEIER-RJ


Projeção de como vai ficar a entrada do Centro Cultural João Nogueira – Imperator/ Foto: Divulgação

O Centro Cultural João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, será inaugurado no próximo dia 12 de junho, anunciou nesta sexta-feira (11) o prefeito Eduardo Paes. O espaço está sendo construído onde funcionava a casa de shows Imperator, fechada há 16 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a abertura no dia 12 de junho será para convidados, com show de Diogo Nogueira e participações de Alcione e integrantes da bateria da Portela.
A apresentação vai fazer uma homenagem ao cantor e compositor que dá nome ao centro cultural, morto em 2000. Pai de Diogo, João Nogueira era morador do Méier. O mesmo show vai poder ser conferido pelo público no dia 15 de junho.

Esse é o terraço do Centro Cultural

Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro devolve ao Méier o Imperator – Centro Cultural João Nogueira, ampliando as opções culturais do espaço
Imperator - Centro Cultural João Nogueira vai abrigar três cinemas, um teatro, espaço multimídia para shows, espetáculos e workshops, sala de exposições, além de restaurante e café.

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, devolve para a cidade um espaço cultural e emblemático totalmente renovado. Abandonada há 16 anos, a casa de shows Imperator, no Méier, que foi uma referência cultural da cidade, passa a abrigar o Centro Cultural João Nogueira, uma homenagem ao ilustre sambista, morador do bairro e que fez história na música popular brasileira. A unidade, com 7.277m2 de área construída, vai reunir cinemas, teatro, local para shows, restaurante, sala de exposições, café e área de lazer, tornando-se um local de convivência e diversão para os moradores da Zona Norte, uma das áreas mais tradicionais da cidade, ampliando também as opções de lazer para todos os moradores da cidade. O investimento foi de R$ 28 milhões. As obras tiveram início no dia 21 de dezembro de 2010.

Aniela Jordan, produtora cultural com mais de 25 anos de experiência no segmento, realizadora de grandes e premiados musicais como “Hair” e “Um Violinista no Telhado”, foi a vencedora do projeto seletivo público para cuidar da residência artística do espaço. “A diversidade será o ponto principal para atendermos essa região que estava muito carente culturalmente. Faremos uma programação variada, para atendermos desde as crianças até a terceira idade, incluindo shows, espetáculos teatrais, infantis e musicais”, revela. Emilio Kalil, Secretário Municipal de Cultura, reforça: “A revitalização do Imperator vem suprir as necessidades culturais do Méier, trazendo um grande ganho para a cidade do Rio de Janeiro”.

Alexandre Pinto, secretário municipal de obras, também destaca a importância do novo centro cultural: “O Imperator foi uma grande referência para a zona norte. Há anos que o Grande Méier sofre com a falta de opções de lazer e cultura. Fazer esta obra foi um grande desafio para o nosso corpo técnico pelas características do local, mas estamos realizados com o resultado. O novo Centro Cultural reflete a preocupação da prefeitura em investir na revitalização desta área da cidade”.

O Imperator - Centro Cultural João Nogueira é composto por três andares e um terraço verde de 1.200 metros quadrados, que também vai abrigar um restaurante. No primeiro pavimento, os frequentadores terão acesso a um espaço de convivência com café, além do teatro, com mezanino e bar. Esse espaço terá capacidade para 607 pessoas sentadas e 1500 pessoas em pé, quando estiver na configuração para show. O segundo piso vai abrigar as três salas de cinema – duas com 120 lugares e outra com 168. O terceiro piso terá uma sala de exposições. O último andar será o Espaço Rio de Janeiro, uma área livre onde também terá um restaurante.

Saiba um pouco mais sobre tudo o que o Imperator – Centro Cultural João Nogueira vai oferecer: Primeiro piso – Foyer, café e casa de espetáculos - Vai abrigar a entrada principal, um amplo foyer com cafeteria e bilheteria, além do teatro com multiplicidade de usos: palco italiano, palco arena e arquibancadas retráteis, para que uma vez recolhidas sejam guardadas nas laterais da plateia, liberando o espaço para eventos com o público em pé. Foi feita uma nova fachada com aberturas para garantir a entrada de luz no foyer, que agora tem o pé direito triplo. Abriga ainda seis camarins com capacidade para até 23 artistas. A casa passa a ter uma circulação vertical com rampas, escadas e elevador para garantir o acesso confortável aos novos níveis criados. O palco, com uma área total de 185,80m2, tem previsão de elevadores para permitir os diferentes tipos de uso, além de varas contrapesadas para equipamentos cênicos e iluminação, grids e passarelas de serviço sobre a plateia.

Poltronas Retráteis: Novidade -Outra novidade do espaço será a instalação de sistema de plataformas telescópicas, a plateia retrátil, com poltronas que possuem assentos rebatidos e retráteis integrados ao sistema. As fileiras de cadeiras serão estendidas e comprimidas por rodas fixas e acionadas por dispositivos operados manualmente. Quando o sistema é desativado, a pista da casa de espetáculos fica livre para receber o público, que ficará em pé.

Os assentos serão especialmente projetados para as condições especiais das arquibancadas (plateia), com estruturas em perfis e chapas de aço, soldadas a base, com fio contínuo. As poltronas serão dobráveis sobre barra e pé metálico, com dimensões de 500 mm de largura e 800 mm de altura, com assento e apoio para as costas, com braços laterais, confeccionadas em polipropileno injetado, mecanismos em aço, estofadas com espumas injetadas, formando um conjunto robusto e confortável.

O retorno do assento dobrável, encosto e apoio de braços acontece de forma automática, em um movimento único, quando o usuário se levantar do assento. Os assentos possuem sistema de travamento de segurança para impedir seu fechamento quando em uso.

Segundo piso – Cinemas -Três salas de cinemas ocuparão este espaço, que ainda está sendo licitado para a definição da rede administradora. A Sala 1 terá 164 lugares e espaço para quatro cadeirantes. As Salas 2 e 3 terão 116 lugares e espaço para quatro cadeirantes. A chegada das novas salas no bairro é mais do que urgente, tendo em vista que o Méier hoje não possui nenhuma sala de cinema. As mais próximas ficam em um grande shopping no bairro do Cachambi. A Sala 1 terá 264,84 m2, enquanto as salas 2 e 3 terão 191,89m2, cada uma. As dimensões da tela de Projeção da Sala 1 são de 11,34 x 4,40m. Já as das salas 2 e 3 são de 9,24 x 3,93m. Abrigará também uma bomboniére.

Terceiro piso – Exposições - O Méier também passa a ter um espaço destinado às artes visuais. O terceiro piso do Imperator – Centro Cultural João Nogueira vai abrigar uma sala de exposição. O espaço será inaugurado com uma mostra do homenageado João Nogueira. A entrada será gratuita e terá infra-estrutura para receber as mais variadas exposições artísticas. Outro grande ganho para a vida cultural da região, que possui uma extrema carência no acesso às artes visuais. Os moradores da região também poderão participar de workshops, que serão ministrados com frequência no novo espaço. A programação ainda não foi definida, mas devem ser feitas atividades para 50 a 60 pessoas.

Quarto Piso – Espaço Rio de Janeiro e Restaurante - Outra grande novidade será o Espaço Rio de Janeiro, que ocupa uma área total de 106,84m2, e vai abrigar um jardim com uma praça, ideal para levar crianças, já que serão programadas oficinas gratuitas aos domingos voltadas ao público infantil. Haverá ainda um restaurante com cerca de 160 lugares, que está sendo licitado para a definição da rede administradora. O projeto de paisagismo para o Espaço Rio de Janeiro foi desenvolvido pelo escritório EMBYÁ, dos sócios Pierre-André Martin e Duarte Vaz. “Utilizamos prioritariamente espécies nativas pouco exigentes em água e manejo, como filodendrons, clusia, lantana e alamanda”, explica Pierre. E reforça que o projeto foi desenhado para propiciar o encontro entre as pessoas com generosas áreas de estar, que permitem sentar ou deitar no meio da vegetação. “Quisemos que o lugar fosse um oásis suspenso no meio do Méier”, conclui.

O Imperator -Foi aberto ao público em 1954, como Cine Imperator, o maior cinema da América Latina, com capacidade para 2.400 pessoas. Durante décadas foi uma referência na cidade, mas em 1986, com o declínio da frequência às salas de cinema de rua, o Cine Imperator fechou as portas. Cinco anos mais tarde, reabriu como casa de shows e espetáculos para receber grandes nomes da música nacional e internacional. Pisaram em seu palco Shirley MacLaine, Rita Lee, Bob Dylan, Tina Turner, Roberto Carlos, Tom Jobim, Tim Maia, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Joanna entre muitos outros. Em 1995, o Imperator foi fechado definitivamente. Agora, depois de 16 anos de abandono, a Prefeitura devolve à cidade e aos cariocas um pedaço da sua história. O Imperator enfim ganhará uma nova estrutura e ressurgirá como um pólo de cultura, lazer e entretenimento para os moradores do Grande Méier e de todo o Rio.

João Nogueira -Filho do advogado e músico João Batista Nogueira e irmão da também compositora, Gisa Nogueira, cedo tomou contato com o mundo musical. Logo aprendeu a tocar violão e a compor em parceria com a irmã. Com apenas 17 anos, já era diretor de um bloco carnavalesco no bairro carioca do Meier. Nesta época, a gravadora Copacabana gravou sua composição Espera, ó nega, que João cantou acompanhado pelo conjunto depois chamado Nosso Samba. Em 1970, Elizeth Cardoso ouviu a gravação de sua composição Corrente de aço e resolveu regravá-la. Em 1971, teve obras suas gravadas por Clara Nunes (Meu lema) e Eliana Pittman (Das duzentas pra lá). Como esta música defendia a ampliação do mar territorial do Brasil para 200 milhas, medida adotada pelo regime militar, João sofreu patrulha ideológica. Ainda em 1971, João passou a integrar a ala de compositores da Portela, sua escola de coração, onde venceu um concurso interno com o samba Sonho de Bamba. Mais tarde fez parte do grupo dissidente que saiu da Portela para fundar a Tradição. Fundou também o bloco "Clube do Samba", que ajudou a revitalizar o carnaval de rua carioca.Em mais de quatro décadas de atividade, João gravou 18 discos. Teve vários parceiros, mas o mais importante foi certamente Paulo César Pinheiro.

Aniela Jordan -Trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como responsável pela coordenação técnica de espetáculos nacionais e internacionais de balé, ópera, concertos e direção operacional, culminando com a coordenação do departamento de Produção Executiva. Com mais de 25 anos de experiência em produção de espetáculos de grande porte é hoje, também, sócia-diretora da Aventura Entretenimento, que assina a produção de musicais premiados como “Hair”, “Um Violinista no Telhado”, “Beatles num Céus de Diamantes”, “O Despertar da Primavera”, entre outros. Aniela Jordan também é sócia-diretora da empresa Produzir Promoções Artísticas, vencedora do projeto seletivo público para cuidar da residência artística do Imperator – Centro Cultural João Nogueira.

O Centro Cultural João Nogueira em obra que durará cerca de 18 meses, com valor de investimento em R$ 28 milhões. Uma área total: 7.277m2 com três pisos e um terraço, foyer para200 pessoas, café para 72 pessoas (18 mesas de quatro cadeiras) , casa de espetáculos / teatro – 607 pessoas sentadas ou 1.500 pessoas em pé, com cinemas de 408 lugares, somando as três salas, sala de exposição, onde comporta até 100 pessoas. Espaço Rio de Janeiro: comporta até 150 pessoas, restaurante de até 160 lugares.

O Centro Cultural João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, será inaugurado no próximo dia 12 de junho, anunciou nesta sexta-feira (11) o prefeito Eduardo Paes. O espaço está sendo construído onde funcionava a casa de shows Imperator, fechada há 16 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a abertura no dia 12 de junho será para convidados, com show de Diogo Nogueira e participações de Alcione e integrantes da bateria da Portela.
A apresentação vai fazer uma homenagem ao cantor e compositor que dá nome ao centro cultural, morto em 2000. Pai de Diogo, João Nogueira era morador do Méier. O mesmo show vai poder ser conferido pelo público no dia 15 de junho.


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=202704

http://www.correiodemocratico.com.br/2012/05/12/centro-cultural-joao-nogueira-vai-ser-inaugurado-em-junho-no-rio/