Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MÃE DE DIOGO NOGUEIRA, ÂNGELA MOSTRA QUE TEM SAMBA NA VEIA E CITA CLARA NUNES EM ENTREVISTA AO EXTRA NA GLOBO.COM



Por Roberta Hoertel

A decoração do apartamento não deixa dúvidas, fotos e instrumentos espalhados por todos os cantos anunciam que é casa de bamba. Ainda com ares de menina, aos 59 anos, Angela Nogueira, viúva do sambista João Nogueira e mãe de Diogo Nogueira, conta sua história cheia de orgulho. Criou cinco filhos: Valéria — sua enteada, filha de João Nogueira — Tatiana, Clarisse, Diogo e o Clube do Samba, lista ela.
— Precisou da dedicação de um filho — afirma.
As crianças — assim como o casamento — vieram de forma inesperada. Angela tentou adiar a maternidade. Precisava, antes, cuidar da carreira. Já o “quinto filho” é fruto de uma paixão de infância: o samba. As histórias não negam, Angela nasceu com ele na veia.
— Aprendi a sambar ainda pequena. Ia com meus pais para o desfile de rua da Portela e fugia deles para poder ficar mais tempo no samba — relembra.
Desde então nunca mais parou. Na juventude, saía e chegava em casa pulando a janela, para poder aproveitar as rodas de samba. Conheceu Clara Nunes e passou a frequentar também as festas dos artistas.
— Eu nunca tive medo da noite, era a mais assanhada lá de casa — conta.
Foi a amizade com Clara Nunes que juntou Angela e João. E foi a vida com João que colocou Angela de vez no posto de mãe do samba. Auxiliou a carreira do marido, criou o filho — sambista da nova geração — montou rodas de samba e, há 12 anos, preside o Clube do Samba, reduto de grandes artistas.
Numa época em que cantores internacionais predominavam no gosto do público, João Nogueira criou o clube para reunir grandes nomes do samba e tentar valorizar a cultura brasileira. Acostumada a receber músicos e compositores no famoso “fundo de quintal” de sua casa, Angela tirou de letra a administração do clube.
Com 33 anos de fundação, o clube hoje promove eventos esporadicamente, mas Angela faz questão de continuar o trabalho do marido e enaltecer o do filho. Coisa de mãe.

‘Sim’ ao som de ‘Nó na madeira’

Casar era um dos últimos planos de Angela. João chegou no momento “errado”, quando ela queria apenas estudar. Foi preciso muita insistência do compositor para que aceitasse o namoro. Menos de um ano se passou até o casamento.
Por problemas com os pais dela, o casal precisou se afastar por quatro meses.
— Um dia encontrei com ele na esquina da rua, e ele me disse “vou fazer uma surpresa”. Mas não levei a sério — lembra Angela.
João investiu na história. Foi à casa de Angela e a pediu em casamento na frente dos pais. No mesmo dia, ela já arrumava as malas:
— Saímos de lá direto para uma festa de noivado que ele já tinha montado.
Ainda sem muito interesse na relação, Angela deixou que João cuidasse de todos os detalhes do casamento. O resultado não poderia ser outro, deu em samba.
— Entrei na igreja ao som de “Nó na madeira”, nada de marcha nupcial.
O casamento foi repensado até os últimos minutos antes de subir ao altar. Foram duas horas de atraso.
— Tinha muito medo de casar, tomei meia garrafa de cachaça para ter coragem.
Em 1975, no Alto da Boa Vista, o casal trocou alianças na presença de 300 convidados. A comemoração também fugiu dos ladrões, aconteceu dentro de uma churrascaria na Tijuca.
— E lá fomos nós com todos os convidados, e sem dinheiro para pagar a conta.

Lembranças

“Sua alegria é o ponto principal da sua personalidade. Uma vez, entrou no túnel com óculos escuro e ficou desesperada gritando: ‘acabou a luz!’. Só percebeu quando minha irmã avisou. Foi nossa diversão” (Diogo Nogueira: filho, cantor e compositor)
“A gente estava sempre junto, na casa deles. A turma toda se juntava no Clube do Samba, criou uma amizade ali dentro. Ela sempre foi muito receptiva, é uma ótima anfitriã” (Monarco da Portela: cantor e compositor)
“A simpatia dela é o que mais marca. Conheci Angela ainda no namoro com João. Ela se casou linda, apaixonados. Eram uma família muito unida” (Beth Carvalho: cantora e compositora)

Fotos:
Ângela e João Nogueira / Álbum de família
Diogo Nogueira na infância / Álbum de família
Ângela Nogueira é apaixonada por samba / Urbano Erbiste