Após longa espera por novidades da Portela,
a azul e branca abriu o jogo e revelou todo
o trabalho que já está sendo desenvolvido,
bem como as novas instalações da escola.
A entrevista que você vai ler a seguir,
na íntegra, foi concedida ao site
pelos diretores de Carnaval Júnior Scafura
e Alex Fab.
A reportagem é de Marcelo Moura,
Brian e Vinícius Rangel. A matéria fo
i escrita pelo jornalista Hélio Ricardo
Rainho, que autorizou a publicação
no SRZD-Carnaval.
Para acompanhar mais novidades
portelenses, acesse o site
Leia a entrevista completa:
Desta vez não foi "um passarinho" que contou.
Foi uma águia mesmo.
Aliás, duas.
Após o carnaval passado, chegou a ser
anunciado que eles pediram desligamento
de suas atividades como diretores de
harmonia da escola. Em solidariedade,
outros nomes de peso da Portela
supostamente também teriam saído.
No disse-me-disse gerado pela
imprensa, a torcida Guerreiros da Águia
encabeçou uma manifestação na sede
da LIESA, protestando e pedindo que
alguma intervenção salvasse a Portela
de um desastre futuro. A saída foi,
então, a conciliação interna. Alex Fab
e Júnior Escafura foram convidados
a assumir a direção de carnaval da
escola, com liberdade para tramitar
em todas as áreas referentes à
confecção do espetáculo e à
produção do desfile.
Tranquilos, polidos e muito otimistas,
os novos diretores de carnaval da Portela -
novos nesse ofício, mas com larga
bagagem e inegável "DNA de águia"-
decidiram abrir o "jogo feito" e mostrar
a "banca forte" da Majestade do
Samba para 2012.
A equipe de reportagem da
GUERREIROS DA ÁGUIA vai informar,
agora, em primeira mão, o que nenhum
dos sites especializados informou.
A Portela foi a primeira escola do
Grupo Especial a fazer a desmontagem
completa de seu barracão. A Portela
já discutiu roteiro de enredo. Apesar
da quadra em obras, a Portela tem um
espaço administrativo de três andares
nas proximidades de seu endereço principal,
na Rua Clara Nunes, e três endereços
para ensaiar. A Portela tem um atelier
estruturado de dois andares sediado na
área do Cais do Porto, frontal
à Vila Olímpica da Gamboa. A Portela
já enviou, há um bom tempo, artistas
para a Bahia para pesquisar a estética
de trabalho do enredo. A Portela já tem
os profissionais de desenho completamente
empenhados nos trabalhos de figurino
e alegorias. Um panorama evidentemente
muito diferente do que se viu nos últimos anos.
Embora de forma "invisível", as coisas estão
acontecendo, para surpresa dos que
questionaram a "demora" no anúncio
oficial do enredo
"… E o Povo na Rua Cantando. É Feito Uma Reza,
Um Ritual…".
Os diretores de carnaval assumiram os
trabalhos com seriedade, buscando o
profissionalismo na gestão da escola para
que venham os resultados na apuração.
"A Portela não está brigando para vir
entre as campeãs. A Portela 2012 quer
brigar para ser a campeã!" - afirmou
um animadíssimo Júnior Escafura, sem
denotar um pingo sequer de presunção,
mas com o gesto firme de quem acredita
nos resultados do trabalho sério que
vem fazendo com seu parceiro.
- A Portela vem sendo, nos últimos anos,
muito atacada. Pela imprensa, por pessoas
que se dizem portelenses e pelos próprios
portelenses. É melhor trabalhar em silêncio
e mostrar resultado na avenida.
Tudo o que acontece na Portela,
infelizmente, tem uma repercussão maior.
Deixa as pessoas acharem que a Portela
está cheia de problemas, que não está
fazendo nada, isso e aquilo. Então a
gente resolveu trabalhar em silêncio e
mostrar resultado na avenida!
- concluiu, sem ressentimentos e
com muita determinação.
Alex Fab demonstra visão de águia
também no que diz respeito à estruturação
da escola para a disputa dos títulos:
- No dia em que a Portela alcançar o
nível profissional de disputa... com todo
respeito às coirmãs, só vai dar Portela!
Este é o caminho que estamos buscando!
- reitera, confiante. E pondera sobre
um dado relevante nessa reestruturação:
- Quando buscamos a vanguarda,
estamos simplesmente buscando
que a Portela seja o que sempre foi:
inovadora, pioneira. A história da
Portela mostra isso!
Um dos maiores tormentos da apaixonada
torcida portelense é a centralização
exagerada da presidência nas questões
do barracão. Um item que foi refletido
e tem, hoje, um panorama bastante diferente:
- Como diretores de carnaval, é nossa
parte atuar junto ao carnavalesco,
definindo o tema a ser apresentado.
A decisão final é do presidente, claro.
Mas nós o orientamos sobre os caminhos
interessantes. A questão do segredo e
do profissionalismo foi importantíssima
nessa decisão. Fomos à Bahia,
negociamos o enredo, acatamos
as propostas e escolhemos esse enredo.
O enredo sobre a Bahia foi o vencedor
não só por um desejo maior, mas porque
ele nos trará um melhor resultado -
explica Alex.
SOBRE A QUADRA E O BARRACÃO INCENDIADO
A questão das obras na quadra e
da reforma do barracão incendiado
não passou em branco na abordagem
aos diretores. Alex Fab respondeu
de forma objetiva à questão:
- Diferente dos outros anos,
a palavra "planejamento"
está fazendo a diferença no projeto
deste ano. A entrega da quadra,
após as obras, está prevista para
dezembro. Mas é só uma previsão.
Isso, porém, em nada, vai atrapalha
r o andamento dos trabalhos da
escola com vistas ao desfile.
Tudo isso já foi calculado pela
direção de carnaval da escola.
Temos três locais para ensaiar,
a serem devidamente divulgados
com todo o plano de organização
da escola. O problema do barracão
existe, é algo que já conhecemos.
Não adianta a gente se lamentar:
é preciso contorná-lo. Agirmos para
que isso não nos traga prejuízos.
Hoje a Portela já tem locais pra fazer
suas fantasias, seus ensaios.
Tudo vem sendo feito, organizado
e planejado para que o projeto
original do carnavalesco e da escola
seja feito exatamente como deve
ser feito, a 100%, sem ser
atingido por esse problema.
ENTREGA DA SINOPSE E PATROCÍNIO
A data de entrega da sinopse promete ser
uma das mais aguardadas deste ano.
A diretoria a confirma para o dia
19 de julho, a partir das 20h,
na sede da Portelinha, em Oswaldo Cruz.
- Esse enredo foi escolhido porque retrata
muito a própria Portela. Os portelenses
vão se encontrar nesse enredo. Toda
vez que a Portela faz um enredo em
que ela mesma participa, tem bons
resultados. Isso pesou bastante na
escolha e nos deixou muito felizes.
O titulo do enredo já diz isso,
é um trecho clássico de um hino
portelense que a Clara Nunes gravou.
O Paulo Menezes, com muita inteligência,
conseguiu fazer um link Bahia-Portela.
E vocês vão ver na avenida que vai ser
uma coisa bem ‘a cara da Portela’...
tenho certeza que vai deixar todo mundo
bastante feliz! - vibra Escafura.
Alex Fab ressalta que o enredo trará
surpresas e se distanciará do óbvio
ou do convencional:
- De todas as propostas de enredo
apresentadas à Portela, procuramos
um caminho que não fosse o que as
pessoas esperassem. E esse da Bahia
não foi diferente. É um caminho alternativo
. Isso traz um enredo que, por mais que
em algum momento tenha de passar por
um lugar comum, atravessará um caminho
diferente daquilo que se espera.
A busca de patrocínio também é uma
dúvida para os torcedores.
- Agora procuramos as parcerias para
fazermos um carnaval grandioso que
dispute o título. Ainda não temos nenhum
patrocinador oficial, mas o enredo
definido nos ajuda a ‘correr na frente’ -
não atrás! - para chegarmos longe" -
diz Escafura.
A ALA DE COMPOSITORES E A DISPUTA DE SAMBA
Indagados sobre a possibilidade de abrirem
a ala de compositores a pessoas de fora
da escola, Escafura tomou a palavra,
também como presidente dessa ala:
- Em 2005, quando fui convidado para
assumir a ala de compositores da escola,
esta ala tinha mais ou menos 250
componentes. O presidente pediu que
esse número fosse reduzido gradualmente
para 100, 80 e 60 compositores. Isso porque,
de fato, um numero enorme desses
compositores assim se denominava,
mas nem participava ativamente das
coisas da Portela. Por isso a ala foi
fechada. Agora, a partir do momento
em que a ala começa a ter uma renovação,
ela precisa ser aberta, para surgirem
novos talentos e novos valores.
Nossa ala pode não será totalmente
aberta, mas há, por exemplo,
meninos-compositores da escola mirim
Filhos da Águia ou compositores vindos
de outras escolas. Talvez seja aberta
para isso. A ala de compositores da Portela
sempre projetou grandes sambas e é
considerada até hoje uma das escolas
que têm os melhores sambas-enredo da história.
A diretoria promete, ainda, mudanças
na disputa de sambas. A novidade trará
uma interação da comunidade no processo
de escolha. Aos poucos, os ares de
modernidade vão sendo introduzidos
no ninho da águia.
Alex Fab lembrou que já houve contatos de
alguns compositores que têm um vínculo muito
grande com a Bahia e que gostariam de
participar da disputa de samba:
- Então provavelmente teremos compositores
da Bahia ou cariocas que já compuseram com
outros da Bahia. Essa troca deve se dar
justamente em função do enredo.
Na entrega da sinopse serão definidos
os locais de disputa dos sambas para 2012.
MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA
Alex Fab ressalta a necessidade da Portela
se modernizar em todos os itens que
disputam pontos para o campeonato.
A começar pela comissão de frente,
que abre os trabalhos:
- A comissão de frente também se modernizou,
e como eu digo: é um caminho sem volta.
A Portela tem que se enquadrar dentro
desse modelo da Liga. Não adianta brigar
sozinha em relação a esse quesito de forma
diferente da que isso vem sendo cobrado.
A Portela vai se enquadrar nesse modelo
de disputa. Uma das coisas de que o
Paulo Menezes não abre mão é de tratar
diretamente de todos os processos.
A direção de carnaval vai prover os meios,
o carnavalesco vai acompanhar e o
coreógrafo vai ter toda uma estrutura
para trabalhar direito, levando para
a avenida o projeto original.
- A Portela é uma escola que vem
caminhando, ano após ano, para se
modernizar. Mas com muito cuidado,
por ser muito tradicional.
Temos muitas dificuldades em todos
os segmentos, porque qualquer coisa
que ela faça de mais moderna já atinge
as pessoas. Em todos os setores temos
essa dificuldade de introduzir inovações.
É grande a resistência. Mas a gente vem
trabalhando com humildade, com disciplina,
para conscientizar as pessoas de que,
para a Portela voltar a disputar títulos,
a gente tem que mudar. Pouco a pouco,
algumas coisas já vêm mudando.
Estamos felizes com o que temos feito!
- disse Escafura.
- Temos que valorizar sempre a historia
da Portela. Essa foi uma de nossas
conquistas para este ano. Quando
fomos buscar o nosso carnavalesco,
tínhamos em mente um carnavalesco
com a cara da Portela - rebuscado,
de requinte, de bom gosto - mas que
também estivesse comprometido com
os desfiles de hoje, com a modernidade,
com o espetáculo. Fazer da Portela uma
escola de vanguarda é simplesmente fazer
a Portela ser Portela! - complementou Alex.
PORTELA: SEGUNDA NO DOMIGO... BOM OU RUIM?
Júnior Escafura comentou a ordem de
desfile da Portela no sorteio:
- A primeira impressão que tive me
deixou preocupado. Mas, analisando
com calma, a Portela, pela tradição
que tem e pela torcida que tem,
está em condições de desfilar em
qualquer horário. O público vai chega
r cedo para assistir, nossos componentes
vão chegar cedo e mais descansados.
Levando isso em consideração, teremos mais
disposição e um canto até mais forte!
A PALAVRA É UNIÃO
Junior Escafura ressaltou a importância
do portelense dedicar seu apoio e
sua paixão para defender, não para
diminuir a força da escola:
- Estamos à frente de um trabalho que
precisa que toda a escola esteja unida.
Ninguém está aqui brincando! A gente
costuma dizer que está matando um
leão por dia! Temos que enxergar as
coisas boas que temos aqui! Temos
um dos três melhores casais de
Mestre-Sala e Porta-Bandeira,
temos um dos melhores intérpretes,
uma harmonia que nos últimos anos
foi a que conquistou mais notas,
um diretor de bateria que conquistou
dois estandartes em cinco anos...
e parte da torcida às vezes fica
comparando e elogiando o que é
dos outros. Temos que pensar mais
em nós, valorizar o que é nosso!
A HORA DA VITÓRIA!
Existe um comentário na quadra de que
"a Portela de Madureira está pronta
pra ser campeã, mas a Portela do
Centro não está". O chão da escola
sempre se supera, mas perde para
a organização do trabalho do barracão.
Esse é um dos desafios desta diretoria.
Perguntado sobre o que falta para a Portela
chegar ao seu dia de ser campeã, Junior
responde de imediato:
- Olha, eu acho que esse dia não está
longe, não! Ele está mais perto do que
se imagina!
Alex reiterou que a função dessa diretoria
de carnaval é prover os meios para que
tudo o que for criado pelo carnavalesco
Paulo Menezes possa ser gerado em
tempo hábil, com a estrutura certa.
Para isso, eles têm carta branca da
presidência e podem agir com toda
liberdade de condução dos processos.
- Até o carnaval passado, vivíamos
apagando incêndio. Hoje trabalhamos
evitando incêndio. Temos consciência
dos nossos atos, nossos passos são
planejados. É um compromisso que
eu e Junior assumimos com a
comunidade: o presidente nos deu
autonomia. Estamos trabalhando
desde o dia em que fomos empossados!
- diz Alex, animado. Tenho certeza e
afirmo isso ... dou a minha palavra:
o componente da Portela, ao chegar na
avenida em 2012, vai se emocionar!
Vai se reencontrar com o padrão de glória!
Escafura endossa as palavras
do companheiro de trabalho:
- O portelense pode esperar uma escola
vibrante, uma escola bonita, uma escola
bem arrumada, digna das suas tradições,
que vai entrar para disputar o título! Não
tem essa de ser a segunda a desfilar...
quando a Portela chega na avenida, chega
pra brigar! É assim que tem que ser!
A gente se dedica, mata um leão por dia,
e o que mais queremos é que esteja todo
mundo junto!
- A gente afirma - e o portelense pode
cobrar - que a nossa escola se
apresentará dignamente em 2012!
O componente da Portela, ao chegar
na avenida, vai se deparar com a escola
dos seus sonhos! A Portela voltará a
ser a Portela de outrora! Isso é uma afirmação
e podem me cobrar! - sentencia Alex.
A conversa com os novos mentores da
Portela renovou os ânimos e trouxe
alento aos entrevistados. A esperança
luziu novamente nos corações.
E quem estava distraído nem deve
ter se dado conta de que, naquela noite,
uma 22° estrela teimava em se pronunciar
nos céus de Oswaldo Cruz e Madureira...