Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Marconi Bispo apresenta "Uma Clara Lembrança", um Show, uma Homenagem a Clara Nunes, tão merecida.




Clara Nunes morreu no dia 02 de abril de 1983. Tinha eu* seis anos de idade. Vinte e cinco anos se passaram e se não lembro exatamente deste dia, lembro dos dias que se seguiram onde a voz dela preenchia minha casa quase que diariamente.
A mineira de cabelo esvoaçante aparecia para mim como reforço na afirmação da identidade negra e, mais especificamente, de pessoa de Candomblé que sou. Ela trazia para o centro do cenário musical brasileiro histórias e mitos de uma África Negra antes só contados, talvez, nos porões da sociedade brasileira. Clara aliou a força desses mitos à força da sua própria imagem. Sendo assim, este show tem um recorte bem definido, demarcado. Queremos trazer ao palco o que mais fortemente identificava Clara Nunes e o que mais fortemente identifica este artista e tantos outros de um estado como Pernambucano: o sangue negro que pulsa em nossas veias. Portanto, estou devolvendo em forma de música impressões que estão incrustadas na minha alma faz mais de vinte e cinco anos, espetáculo-tecido da memória, alinhavado a partir das influências vindas de Clara, de Vinícius de Moraes, de Clementina de Jesus, artistas-pórticos-de-passagem do negro que existe em nós.
 O que se quer é relembrar Clara nos lembrando que existe uma cadeia de mitos e ensinamentos de beleza ímpar esperando por nós nos porões de nós mesmos.  Então, além das músicas que foram sucessos na voz desta majestosa cantora, pretende-se trazer pequenas histórias e poemas pinçados da fortuna mitológica dos povos negros que aqui atracaram, alinhavados por toadas e saudações cantadas dentro dos terreiros de Candomblé.
Lembrar os vinte e cincos anos da morte de Clara Nunes é lembrar o dia em que ela foi para o Òrun, nome que se dá na mitologia yorubá ao espaço sagrado, moradia dos nossos ancestrais divinizados.

FICHA TÉCNICA Seleção de Repertório, Direção Geral e Voz: Marconi Bispo.
Violão (seis cordas): Esmael Feijó
Violão (seis e doze cordas): Fernando Bezerra
Percussão: Fábio Calamy e Pedro Neto
Participação Especial: Ana Tereza (Voz)
Arranjos: O grupo.
*Marconi Bispo é formado em artes cênicas e atua há 13 anos no cenário teatral pernambucano, tendo trabalhado em companhias como Mamulengo Só-Riso, Cia. Teatro de Seraphim e, mais atualmente, Mão Molenga Teatro de Bonecos. Nestas companhias e em outras produções que se envolveu, a música sempre esteve presente, o que o impeliu a adentrar ainda mais neste universo, levando-o a realizar em 2002 seu primeiro show no projeto Capiba Acústico – Atores que Cantam, do Sesc Casa Amarela. Neste período, fez uma incursão no afoxé Alafin Oyó, um dos mais antigos de Pernambuco, cantando e experimentando instrumentos ligados a música afro. Em 2006, junta os músicos Fernando Bezerra (violões) e Arnoldo Guimarães (Cello) para realizar no palco do Teatro Joaquim Cardozo, o show “Desconcerto – Confissões em tom menor”, uma homenagem ao amor. Novembro do ano passado, volta aos palcos do Teatro Capiba, Sesc Casa Amarela, para realizar o show “Xangozêro – Partitura de Mim”, prenúncio do que viria a ser este “Uma Clara Lembrança”, ora levado no auditório da Livraria Cultura.