Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

domingo, 11 de julho de 2010

E O MEMORIAL VIRA REALIDADE

O acervo da cantora guardado pela irmã Maria Gonçalves(a Mariquita)



Deputado Ademir Lucas e Mariquita

Agora é oficial. O Memorial Clara Nunes recebe do governo de Minas recursos para a construção da casa que vai abrigar o acervo pessoal da nossa homenageada! Em 19 de março de 2010 o município de Caetanópolis-MG, terra natal de Clara Nunes foi visitada por uma comitiva de 40 pessoas à convite do Deputado estadual Ademir Lucas, que trouxe a notícia tão esperada há mais de 20 anos: a concretização do Memorial Clara Nunes, viabilizada com verba destinada à construção da casa que vai abrigar o acervo restaurado e catalogado pela Faculdade Federal de São João Del Rey, e mantido carinhosamente pela irmã de Clara, Maria Gonçalves , a Dindinha, como Clara gostava de chamá-la.
A obra terá início imediato com previsão de abertura ao público ainda este ano. A emoção tomou conta de todos presentes na cerimônia da entrega do Projeto de Lei do Deputado.



O deputado mineiro Ademir Lucas,esteve em outubro de 2009, no município de Caetanópolis, onde encontrou com a irmã da cantora Clara Nunes, Maria Gonçalves (Mariquinha). Durante a visita, ela agradeceu ao deputado por ter sido autor da lei que deu nome ao Teatro da Imprensa Oficial de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de Teatro Clara Nunes,no ano de 1988.
Ademir Lucas se revela o primeiro político mineiro a trabalhar desde a morte de Clara para seu reconhecimento em Minas e no Brasil."Ela honrou a cultura brasileira e de Minas" .Na ocasião, ele assumiu o compromisso de continuar lutando pela preservação da memória da cantora, inclusive em apoiar a instalação do museu que irá perpetuar definitivamente a sua obra musical.
Visitas ao município estão previstas para este fim de semana juntamente com o radialista Acyr Antão da Rádio Itatiaia,que sempre lembra de Clara Nunes em seus programas.



Agora, em março de 2010 vem a notícia que todos esperávamos: O governo de Minas Gerais abraça o projeto do Memorial Clara Nunes atestando ao acervo o título de Utilidade Pública.
O espaço, doado pelo sobrinho de Clara Nunes, Sued Gonçalves, abrigará o Memorial-Museu com obras previstas para este ano até 2011. Uma luta de todos que desde meados dos anos 80 vêm esperando tornar realidade esse reconhecimento à filha ilustre de Caetanópolis.
De nossa parte,ficamos felizes em participar a todos essa notícia tão esperada,e gratos à classe política de Minas.
Norma: LEI 18733 2010
Data: 05/03/2010
Origem: LEGISLATIVO
Ementa: DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O INSTITUTO CLARA NUNES - ICN -, COM SEDE NO MUNICÍPIO DE CAETANÓPOLIS. Fonte: PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 06/03/2010 PÁG. 1 COL.
Indexação: UTILIDADE PÚBLICA, ENTIDADE, MUNICÍPIO, CAETANÓPOLIS.
Catálogo: UTILIDADE PÚBLICA.
Texto:
Declara de utilidade pública o Instituto Clara Nunes - ICN -, com sede no Município de Caetanópolis. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º Fica declarado de utilidade pública o Instituto Clara Nunes - ICN -, com sede no Município de Caetanópolis.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 5 de março de2010; 222º da Inconfidência Mineira e 189º da Independência doBrasil.
AÉCIO NEVES
Danilo de Castro
Renata Maria Paes de Vilhena





NOVO LIVRO DA JORNALISTA LEDA NAGLE NAS LIVRARIAS DE TODO O BRASIL
Eu nasci, cresci e me formei em Juiz de Fora. Foi lá que eu me apaixonei pela primeira vez, aprendi a dirigir carro, trator e caminhão. Foi lá que vi o homem chegar à lua. Foi lá, também, que aprendi a falar mineiro. Mandioca, mexerica, passeio e sombrinha. Só depois, muito tempo depois, já no Rio de Janeiro (lugar que escolhi para viver), é que descobri o aipim, a tangerina, a calçada e o guarda-chuva. Eu sempre pensei em ser jornalista. Nunca sonhei em ser outra coisa. E também nunca me ocorreu morar em outro lugar que não fosse o Rio de Janeiro. O Rio é o lugar, porque permite que a gente se descubra. Comigo não foi diferente. Me descobri flamenguista saudável, mangueirense de coração, capricorniana convicta e mãe orgulhosa do carioca Eduardo. Hoje, digo que sou mineiroca, porque ser mineira é para sempre. Sou do tipo organizada, gosto de tudo no lugar certo. Se fico triste, recebo uma Maria de frente: limpo móveis, arrumo gavetas e armários em silêncio. Gosto do silêncio também para plantar e replantar flores e temperos. Adoro fazer várias coisas ao mesmo tempo, como estar ao telefone e na internet enquanto vejo televisão Aliás, adoro telefone e, principalmente, adoro fazer televisão. Gosto muito de estúdio de televisão. Gosto daquele clima tenso, daquela voz ameaçadora que diz: Trinta segundos vai entrar…”. É nesse momento que sinto uma calma franciscana. Adoro aqueles milhares de faxes, e-mails e telefonemas. Aquelas várias pessoas falando ao mesmo tempo, aquela multiplicidade de ideias e sonhos. Tudo acontecendo ao mesmo tempo. Pra dizer a verdade, adoro falar. Gosto tanto que arranjei um jeito de ganhar a vida falando Graças a Deus, a São Judas Tadeu e a todos os orixás. Com certeza.
ENTREVISTAS:
Adélia Prado
Affonso Romano de Santanna Alexandre Pires Smir Haddad Ana Carolina Ana Paula Andrade Antonio Grassi Argus Saturnino Carlos Bracher Carlos Drummond de Andrade Cármen Lúcia Clara Nunes Cláudio Botelho Daniel de Oliveira Fernando Gabeira Fernando Sabino Francisco Costa Fred Frei Betto Gabriel Villela Hélio Costa Ísis Valverde Itamar Franco Ivo Pitanguy João Bosco José Alencar Lima Duarte Lô Borges Luiz Ruffato Mariana Rios Mauro Mendonça Milton Gonçalves Milton Nascimento Mônica Sifuentes Padre Fábio de Melo Rachel Jardim Regina Bertola Roberto Drumond Rogério Flausino Ronaldo Fraga Samuel Rosa Sueli Costa Vander Lee Wagner Tiso Wando Ziraldo