Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Reprise do Globo de Ouro cai no gosto dos internautas



Canal Viva já pensa em esticar temporada de reapresentações do programa, prevista para durar até final de junho. Rosana relembra tempos em que brilhava no programa
DANILO CASALETTI

Para o pesquisador musical Rodrigo Faour, o sucesso do Globo de Ouro tem duas razões. A primeira é a de que as televisões brasileiras, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, não têm a tradição de reprisar programas antigos na íntegra. Havia um público carente desse tipo de iniciativa que agora se deleita com essa oportunidade.
A segunda razão, de acordo com Faour, está nos cantores que frequentavam a parada musical no final dos anos 80, início dos 90. “Naquela época, os artistas tinham ‘carimbo’. Você ouvia a voz deles, mesmo sem ver a imagem, e sabia quem estava cantando”, diz. “Cantoras como Fafá de Belém, Zizi Possi e Gal Costa cantavam para fora, com emoção. Acho isso muito positivo, mesmo que o repertório não me agradasse tanto’, diz Faour.
Outro fator marcante da atração era a diversidade de artistas que passavam por lá. Em um mesmo programa é possível ver Paralamas do Sucesso, Agepê, Elba Ramalho e Sandra de Sá. Nomes como Caetano Veloso, Tom Jobim, Gonzaguinha e Tim Maia também foram convidados da atração.
O programa ainda abria espaço para as gravadoras lançarem artistas ou músicas. “Já havia um lado comercial muito grande. A indústria já estava colocando a mão forte na música brasileira”, afirma Rodrigo Faour, que torce para que as edições exibidas nos anos 70 também sejam reprisadas. “Ali, sim, era tudo muito democrático. Clara Nunes, Raul Seixas, Sidney Magal...Todo mundo ia”, diz.
O Globo de Ouro foi exibido pela TV Globo entre os anos de 1972 e 1990, em diversos formatos. À frente do programa, estiveram nomes como Dennis Carvalho, Tony Ramos, Miryan Rios, Christiane Torloni e Guilherme Fontes. Na fase exibida pelo Canal Viva, César Filho divide a apresentação com Isabela Garcia, Cláudia Raia e Cláudia Abreu.
Época - 05/06/2013