Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

'As pessoas vão se surpreender positivamente com a Tuiuti', diz Jack



foto:divulgação



Incumbido de transformar a intensa, relevante e rica história das obras musicais da saudosa cantora Clara Nunes em alegorias e adereços, o carnavalesco da escola de samba Paraíso do Tuiuti, Jack Vasconcelos, contou ao SRZD-Carnaval sobre a responsabilidade de ser fiel aos sentimentos, conceitos, preocupações e valores pelos quais a cantora realmente se importava. Segundo Jack, que desenvolve para o Carnaval de 2012 o enredo "Clara Nunes - A Tal Mineira", ao homenagear uma pessoa é preciso respeitar e seguir suas características. Ele falou ainda, sobre o andamento dos trabalhos no barracão da atual campeã do Grupo de Acesso B.
"Nossas fantasias já estão sendo reproduzidas, alguns carros estão terminando o processo de madeira e outros entrando na fase de decoração e iluminação. Levaremos 5 carros e 31 alas para a Sapucaí", detalhou Jack.
"No nosso desfile focaremos nas mensagens que a Clara Nunes passava através das suas obras musicais. Eu sei que muita gente espera ver um Carnaval mostrando a parte religiosa dela, mas não será apenas isto. Será também a Clara Nunes como intérprete da Música Popular Brasileira, aquela que deixava claro que tinha como missão, levar ao público a história do nosso país, nossa cultura, o encontro das raças e essa imensa pluralidade cultural que aqui existe. Nossa homenagem é fazer a vontade dela", explicou.
Ciente de que o universo da sambista envolvia desde a história do nosso país, até a natureza que ela cantava, Jack projeta como será a representação disso tudo na avenida.
"Roupas, fantasias ou adereços pesados sempre fazem parte das minhas preocupações porque eu penso muito no componente, como folião que sou. Algumas escolas se prendem na questão de crescer a cada ano que passa, e esquecem daquilo que é realmente necessário e pertinente ao enredo", afirmou.
"Eu estou muito à vontade na Paraíso do Tuiuti com o presidente Thor. Eu gosto muito de pesquisar, experimentar e me interesso por descobrir coisas novas. Dá pra você utilizar materiais alternativos que darão uma resposta bacana de volume, por exemplo, e uma boa leitura visual. Porque existe essa relação de preocupação com o componente ", completou.
O carnavalesco falou também sobre o hino oficial que a azul e amarela cantará na Marquês de Sapucaí.
"A safra dos sambas-enredo estava excepcional, todos os compositores entenderem muito bem nosso objetivo. O samba campeão é gostoso de cantar, tem uma abordagem simples, o que não quer dizer sem conteúdo, e sintetiza essa questão da Clara Nunes. A Clara sempre foi direta e reta, e o nosso Carnaval está assim: direto e claro. As pessoas vão se surpreender positivamente com a Paraíso do Tuiuti", concluiu.
A escola será a 1ª a pisar na Passarela do Samba, sábado de Carnaval, pelo grupo de Acesso A.