Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Carla Visi lança CD para Clara Nunes



Para Clara Carla Visi acaba de gravar um CD só com músicas que fizeram sucesso na voz de Clara Nunes. Estrelas como Daniela Mercury, Paula Fernandes, Péricles e Thiaguinho dividem o microfone com a baiana em algumas das 17 canções do álbum. Com Daniela, por exemplo, ela canta Morena de Angola. Já em Canto das Três Raças, a ex-vocalista da banda Cheiro de Amor faz dueto com Péricles. Carla planeja fazer o lançamento do disco em Minas Gerais, estado onde Clara Nunes nasceu. O desejo é que seja no mês de abril. “É o mês em se completam 30 anos da morte de Clara”, diz. O projeto, idealizado por Ricardo Pinheiro (coordenador artístico das rádios Liberdade FM e Fã FM, em Minas), para Carla tem um valor sentimental. “Conheci Clara Nunes na voz de minha mãe, Iná, que era cantora e morreu há dez anos, também em abril. É como se eu estivesse fazendo uma homenagem às duas”.

http://www.correio24horas.com.br/colunistas/detalhes/artigo/telma-alvarenga-carva-visi-lanca-cd-para-clara-nunes/

Perfil: Clara Nunes Vitrine MPB.



Em abril desse ano, completa-se 30 anos da perda de uma das principais cantoras de samba do Brasil, a mineira Clara Francisca Gonçalves pinheiro, mas conhecida pelo grande público como Clara Nunes. Considerada uma das principais vozes da Música Popular Brasileira, Clara foi a primeira cantora a vender mais de 100 mil discos, o que era um tabu na década de 1970, pois diziam que mulher não vendia disco. Curiosamente, hoje em dia o Brasil é frequentemente apontado como um país de cantoras. Apesar de ser reconhecida pelas músicas de samba que gravou (aliás, ela era realmente tão apegada ao estilo que tinha até mesmo uma escola de samba de coração, a Portela), esse não foi o único estilo musical que ela adotou durante a carreira, pois antes de Samba ela cantou outros tipos de música, principalmente Bolero. Mas, o sucesso mesmo só veio quando ela gravou Você passa eu acho graça, samba de Ataulfo Alves que ela defendeu junto com o compositor da música no Terceiro Festival Nacional de Música Popular (Exibido pela TV Excelsior em 1968). Além dessa música, outros sambas fizeram muito sucesso na voz de Clara durante as décadas de 70 e os primeiros anos da década de 80, como O mar serenou (Candeia) Morena de Angola (Chico Buarque), Conto de areia (Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento), O Canto das três raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), Nação (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio) e Portela na Avenida (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro). Mesmo tendo consolidado a sua carreira de cantora, Clara Nunes não conseguiu realizar um dos maiores sonhos de sua vida: ter filhos. Apesar de ter se casado com Paulo César Pinheiro em julho de 1975, ela não conseguiu ter filhos porque tinha miomas no útero, o que provocou três abortos espontâneos em 1979. Alguns anos depois, a cantora teve uma morte polêmica e prematura, aos 40 anos, após passar por cirurgia para retirar varizes e sofrer uma reação alérgica durante a operação, morrendo depois de ficar quase um mês em coma, em abril de 1983.




http://vitrinempb.blogspot.com.br/2013/01/perfil-clara-nunes.html

Samba da sereia abre os festejos à Yemanjá com show de Maira Lins



O Samba da Sereia acontecerá no dia 01 de fevereiro de 2013, as vésperas da Festa de Iemanjá no Rio Vermelho. O Show da cantora Maira Lins, que nesta edição faz homenagem a Clara Nunes, acontecerá no Visca Sabor e Arte, em frente a Igreja de Iemanjá e terá a participação das cantoras Ana Paula Albuquerque e Bruna Barreto. Esta, como as edições anteriores, se encerra com uma caminhada musical até a praia, na madrugada de 02/02 para a entrega dos presentes à Sereia Rainha. As primeiras apresentações do Samba da Sereia aconteceram em 2009 no Bar Tarrafa e em 2010 no Boteco Ali do Lado, e está de volta em 2013 para celebrar o samba, Clara Nunes e Iemanjá. Maira Lins vem acompanhada de grande músicos da cena soteropolitana do samba, com Humberto Barretto na direção musical e violão, Valmir Santos no cavaquinho, Raiden Coelho no Sax e flauta, Ronaldo Nobre e Alexandre Espinheira na percussão. A homenagem a Clara Nunes faz parte do novo projeto da cantora, chamado “Às Claras”, que está em processo de captação e montagem, e tem caráter biográfico, mas também experimental. E nesse show ela fará mais uma experiência, abordando a pluralidade de Clara, evidenciada em sua discografia que a faz uma personalidade musical de grande riqueza. Além das canções de Clara também apresentará clássicos do Samba e algumas canções autorais. A cantora Maira Lins, iniciou sua carreira no extremo-sul da Bahia, em várias cidades, como Itacaré, Valença, Prado, Teixeira de Freitas. Mas foi em Salvador que Maira se reaproximando do samba realizou diversas temporadas em bares da cidade (Tarrafas, Boteco Ali do Lado, Ponto de Partida), participou do Coro Vozes Reveladas, estuda na Escola de Canto Popular de Ana Paula Albuquerque, compôs o coletivo “Samba em Construção” no Cine Solar Boa Vista. Atualmente é cantora da banda “Compassos e Serpentinas” apresentando marchinhas e frevos e junto ao Menos Um no Quartetto faz mensalmente uma roda de samba no Bar D’ Venetta, sempre com interpretações marcantes das canções que apresenta. O Samba da Sereia é uma celebração realizada pela cantora e seus músicos para presentear Iemanjá, e esta edição marca a volta do projeto, que pretende acontecer nos próximos anos. O objetivo é proporcionar ao público um evento encantador, com boa música e conforto para que todos aproveitem a beleza dos rituais que se iniciam na madrugada do dia 2 de fevereiro em frente ao local do show. O “Samba da Sereia” em Homenagem a Clara Nunes acontece no dia 01 de Fevereiro, às 21h e a entrada custa R$13.

http://www.tribunadabahia.com.br/2013/01/28/samba-da-sereia-abre-os-festejos-yemanja-com-show-de-maira-lins