Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

sábado, 10 de março de 2012

Sandra Costa realiza neste sábado sua homenagem à Clara Nunes!!!!


Sandra Costa retorna à Casa de Noca para mais uma homenagem à guerreira Clara Nunes. A Casa abre a partir das 22 horas e o show começa às 23h30!!!
Pode vir que a expectativa é das melhores… salve, salve, Clara Nunes!!

http://casadenocafloripa.com/2012/03/10/sandra-costa-realiza-neste-sabado-sua-homenagem-a-clara-nunes/

Parabéns às Damas do Samba!


Num país governado por uma mulher, a tônica da igualdade, respeito e admiração por tantas outras parece estar em moda, e isso é muito bom. E no mundo do samba, grandes mulheres se imortalizaram, exemplo de resistência, coragem, talento e simplicidade, para construir nossa maior festa popular: o carnaval carioca.

Passei o dia inteiro imaginando o que escrever para essas "Senhoras do Samba", de modo que não parecesse repetitivo, diante de tantas homenagens neste Dia Internacional da Mulher, mas que soasse como um sincero muito obrigado por transformar o samba e o carnaval nesta grande família que se tornou.

Parece que tudo começava ainda no início do século XX, na célebre Praça Onze, Zona Portuária do Rio, negros recém-chegados da Bahia se juntavam para batucar na casa de Tia Ciata, esta mulher de hábitos simples, adepta do candomblé e sambista por natureza, certamente se tornou o grande referencial da luta contra a marginalização que sofreu o samba naquela época, batucar era proibido, mas ela não se importava com isso. Era na casa desta mulher do samba que nomes como Pixinguinha, Sinhô, Heitor dos Prazeres e tantos outros bambas se reuniam para fazer sua arte. Ali começava tudo. E de lá para cá as mulheres foram a cada dia se tornando mais fortes e levando nossa cultura no peito e na raça.
Eu precisaria de muitas páginas para saudar todas essas mulheres, confesso que seria quase impossível, por isso quero muito que cada mulher lembrada aqui, seja uma representação fiel de tantas outras que fizeram sucesso, ou anonimas, vivas ou na saudade, mas mulheres que fizeram e fazem nossa festa ainda mais bonita.

Do Morro de Mangueira, as saudosas Dona Zica e Dona Neuma, que deixou como herança para todos nós a querida Chininha da Mangueira, mulher forte da Estação Primeira de Mangueira, ou por que não lembrar também de nossa cantora Alcione, fundadora da Mangueira do Amanhã, ou de Beth Carvalho, sambista classe A, mangueirense de corpo e alma, e tantas outras mulheres de Mangueira que Tia Suluca pode representar muito bem. E que saudades de ver o belo bailado de Neide, a grande porta bandeira de todos os tempos.

Da Mangueira para o Império Serrano, a grande Dama do Samba, Dona Ivone Lara, que vivendo seus 90 anos tem força e disposição para passar com sua escola, ainda hoje, pela Sapucaí emocionando a todo público apoteoticamente.

Na Portela vimos o talento da inesquecível Clara Nunes, mineira guerreira, filha de Ogum com Iansã, como dizia uma de suas canções de maior sucesso, foi a artista que mais gravou composições dos mestres da Portela. E porque não lembrar também de Vilma a eterna porta bandeira da Águia Guerreira, e nossa Tia Surica encantando a todos até hoje, defendendo sua escola como sua maior paixão, representante fiel de todas as mulheres da azul de branca.


http://www.sidneyrezende.com/noticia/164729+parabens+as+damas+do+samba