Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O DIA DA HOMENAGEM À CLARA NUNES



A Portela inaugurou na tarde deste sábado, 5, durante a edição mensal da feijoada comandada pela Velha Guarda Show, o busto da cantora mineira Clara Nunes, morta em 1983, e até hoje reverenciada pelos portelenses. A obra foi confeccionada pelo escultor Oseias Casanova Ferreira.
Além de Monarco e Tia Surica, ícones da Velha Guarda, bambas como os compositores Noca da Portela, Wilson Moreira e o baterista Wilson das Neves, torcedor do Império Serrano e que acompanhou Clara em shows e gravações de discos, estiveram na quadra, em Madureira.
Rainha de bateria da escola, a atriz Sheron Menezzes também participou do evento marcado por muita emoção, e assistiu aos vídeos da cantora que foram exibidos para o público.



O evento, que costuma reunir uma multidão nas tardes do primeiro sábado de cada mês, recebeu aproximadamente 20 mil pessoas.Clara Nunes, que faleceu em 1983, dá nome à rua onde fica a quadra da escola, em Madureira, e foi um dos mais importantes símbolos da Portela cantando a escola em verso e prosa, divulgando a agremiação por todos os lugares do mundo. Amigos e personalidades da escola próximos à cantora foram agraciados com a medalha Clara Nunes, entre eles, o músico Wilson das Neves, Monarco e Tia Surica.- Hoje fui homenageada porque vesti a Clara Nunes assim que ela chegou na escola. A medalha que ela recebeu foi mais que merecida, porque ela foi uma pessoa, que além de ser portelense, falou muito da Portela. Foi uma tarde muito emocionante e ela nunca será esquecida em nossa mente assim como o dia de hoje - disse Tia Surica.- Clara era uma portelense fiel, por isso ficou no nosso coração, deixou uma saudade muito grande - declarou Monarco, que chamou de ‘gol de placa’ a homenagem feita pela escola.


                                                         
O projeto teve a parceria do Instituto Mais Memória, do escultor e professor Oseías Casanova Ferreira, com a Fundição de Ademar Alcântara e a Coordenação do Projeto de Nilo Mendes Figueiredo Junior, vice-presidente da Portela.

A presença de um fã que relembrava os tempos em que Clara cantava na quadra e encantava com sua alegria e sutileza.Munido de álbuns com fotos da artista os exibia para todos como a um troféu guardado  no coração e na memória.



Agora Clara está de volta para casa. Ao ser inaugurado, seu busto estará ao lado de Paulo e de Natal; juntos como naquele ano distante...
E vocês estarão lá, com suas bandeiras, suas faixas.Parece um sinal: os três ali na entrada principal...A última vez que a vimos já faz quase 30 anos. Quase 50 mil pessoas, no Portelão, dizendo aquele adeus tão dolorido. Todo mundo sem saber direito, se perguntando, o que havia acontecido.E você virou então para nós "Portela na Avenida". Virou "Sabiá": "que falta fez sua alegria!".


PEQUENO RESUMO DO EVENTO NA PORTELA