Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

domingo, 15 de abril de 2012

"CLEMENTINA DE JESUS-A RAINHA QUELÉ"




O Centro de Cultura de Alagoinhas, a 108 exibiu na terça-feira (27 de março) o documentário “Clementina de Jesus – a Rainha Quelé”, que foi exibido às 15h e 19h, com acesso gratuito.
O documentário reúniu depoimentos de Martinho da Vila, Lecy Brandão, Paulinho da Viola, João Bosco, Carlinhos Vergueiro, Mônica Salmaso e Cristina Buarque.

Clementina de Jesus:

Negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica e uma das figuras mais exuberantes da música popular brasileira. Assim era Clementina de Jesus, nascida em 1901 na cidade do Rio de Janeiro. Foi na capital carioca, que a negra de voz marcante foi descoberta musicalmente em 1963 pelo poeta, compositor e produtor cultural Hermínio Bello de Carvalho.
Com ele, visitou diversos locais do Brasil, levando sua voz no show 'Rosa de Ouro'. A artista fez questão de respeitar a ancestralidade e levou para shows e programas televisivos, um pouco da referência que tinha da África e da cultura Afro-Brasileira. Ela gravou cinco LP's solo, e fez participação em diversos outros, como 'Fala Mangueira', gravado em 1968, que teve Cartola como mais um dos participantes especiais.
Nomes como João Bosco, Milton Nascimento, Alceu Valença, Clara Nunes, entre tantos outros grandes personagens da música popular brasileira sempre respeitaram, gravando ou cantando Clementina.
Com direção de Werinton Kermes e roteiro de Míriam Cris Carlos o filme foi premiado na categoria Melhor Filme de Longa Metragem no Festival Internacional de Cinema de Arquivo REcine. Em 2011, completa-se 25 anos de sua morte, que foi causada por um derrame.




Nenhum comentário:

Postar um comentário