Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cultura Memória:RESPEITO À HISTÓRIA RESPEITO AO BRASIL

CLARA NUNES E OS COMPOSITORES

Por Izaias Nascimento
CLARA NUNES E OS COMPOSITORES
O Instituto Mais Memória no momento em que a PORTELA inaugurará um BUSTO DE CLARA NUNES no Portelão,  relembra nomes extraordinários de compositores que contribuíram valorosamente na carreira da inesquecível cantora.  Famosos,  outros quase anônimos ou atualmente poucos lembrados, que fizeram da grande intérprete mineira, uma das maiores expressões da música popular brasileira. De Ataulfo Alves a Noca da Portela, passando por Nélson Cavaquinho, Chico Buarque, Mauro Duarte, Paulinho da Viola, Nei Lopes e outros gênios.
O sucesso, muitos podem afirmar, depende de fatores diversos, mas para o cantor ou cantora, os compositores são jóias raras.    Uma canção pode mudar completamente a carreira de um artista e colocar um compositor anônimo numa atuação profissional de grande produção, como é o caso de alguns que serão citados.
Ataulfo Alves cedeu um dos primeiros sucessos a CLARA NUNES com a canção ” Você passa e eu acho graça”.   Consta parceria com Carlos Imperial.

Ataulfo com suas Pastorinhas e Jacob do Bandolin cantando "Você Passa eu Acho Graça"

Segue-se um sucesso estrondoso com  Tristeza Pé no chão de Armando Fernandes (Mamão) mineiro de Juiz de Fora/MG. A música foi apresentada inicialmente num Festival de música de Juiz de Fora. Foi sem sombra de dúvidas um marco na carreira de CLARA NUNES.
Nélson Cavaquinho também foi outro ilustre compositor na gloriosa carreira de CLARA NUNES. No ano de 1976,  CLARA gravou “Risos e lágrimas” (parceria com Rubens Brandão e José Ribeiro) e “Tenha paciência” (parceria om/ Guilherme de Brito).


                                            

Chico Buarque foi presente na carreira de CLARA NUNES com músicas como: Apesar de Você e  Morena de Angola.  Disse recentemente em depoimento o seguinte sobre a cantora: “Sempre fui apaixonado pela voz de Clara. O que mais me impressionou foi o dia em que a conheci: voz e aparência, uma união perfeita. Nunca tinha visto nada igual. Ela era uma pessoa maravilhosa, expressiva”.

Chico Clara e Marieta Severo


Candeia foi um dos mais permanentes compositores com sambas antológicos onde se destacam: O Mar serenou e Não vadeia Clementina.


Candeia

Nei Lopes e seu parceiro Wilsom Moreira são notáveis compositores que efetivaram grande parceria com CLARA NUNES.  Sucessos marcantes como:Candongueiro e Coisa da Antiga.


Nei Lopes
                                                                    Wilson Moreira

Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho são representativos na carreira de CLARA NUNES, com músicas do quilate de Alvorecer e Derramando lágrimas.


Dona Ivone Lara

Romildo e Toninho Nascimento são expressões com sucessos como Conto de Areia e a Deusa dos Orixás.

                                                            
Mauro Duarte fabuloso e expressivo compositor de CLARA NUNES contribuiu com muitos sucessos.  Destacam-se: Lama, Menino Deus, Canto das Três Raças e Portela na Avenida, algumas em parceria com Paulo César Pinheiro.

Mauro Duarte

João Nogueira também com Paulo César Pinheiro é um expoente na carreira de CLARA NUNESMineira, Um ser de luz, Minha missão são representativas desse grande compositor.
                                                                                
João Nogueira

Paulinho da Viola foi um dos mais assíduos e permanentes compositores na obra de CLARA NUNES. Afinidades e a proximidade na Portela, uniram dois sambistas formidáveis. 

Paulinho da Viola e Ademilde Fonseca


Baianinho com seus parceiros, Ênio Santos Ribeiro, Fabrício da Silva e Miguel Pancracio contribuiram com um grande sucesso de CLARA NUNES: Ê Baiana.


                                              

Meu sapato já furou marca a união de Elton Medeiros com Mauro Duarte num extraordinário sucesso de CLARA NUNES.

Elton Medeiros

Paulo César Pinheiro teve parcerias com João Nogueira e Mauro Duarte em diversos sucesos, onde se destacam: Portela na avenida, Mineira, Um ser de luz, Canto das três raças, Sem companhia e Menino Deus.

Paulo César Pinheiro

Outro grupo expressivo de compositores: João Bosco, Aldir Blanc, Edil Pacheco, Alvarenga, Sivuca, Glorinha Gadelha, Argemiro, Manacéa, Paulo da Portela, Guilherme de Brito, Alberto Lonato, Josias e Macéio do Cavaco, Alvarenga, Luis Bandeira, Cateano Veloso também são referências da carreira de CLARA NUNES.  Oportunamente inseriremos outros nomes de compositores.
INSTITUTO MAIS MEMÓRIA
RESPEITO À HISTÓRIA.  RESPEITO AO BRASIL.
blog.maismemória.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário