Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

sábado, 28 de dezembro de 2013

Dindinha fala de Clara Nunes-A Simplicidade de uma Rainha!



Video extraído do DVD de Fabiana Cozza.
Um relato emocionante da Irmã mais velha
de Clara falando sobre várias passagens de sua vida.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Então é Natal!


Sempre estarás entre nós!
Onde quer que estejas voando e cantando no Infinito,recebe o meu amor eterno! 
Sabiá...ATÉ UM DIA!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DVD E CD FABIANA COZZA EM HOMENAGEM À CLARA NUNES


Queridas amigas e amigos, com muita alegria anuncio a chegada do tão aguardado DVD 'Canto Sagrado - Uma homenagem a Clara Nunes'.
A novidade é que, além do DVD com o show e o documentário inédito sobre Clara, fizemos também o CD ao vivo do show!
Para quem quiser garantir o seu presente de Natal ou presentear algum amigo, estamos fazendo uma venda antecipada. 
Escreva para querocantosagrado@gmail.com e te explico como funciona!
Desde já e sempre, o meu agradecimento e abraço afetuoso a todos os fãs e amigos que torceram por mais esta conquista. Salve Clara!










terça-feira, 19 de novembro de 2013

Homenagem ao Dia da Consciência Negra Saudando Clementina de Jesus


ARQUIVO N CLEMENTINA DE JESUS por KIKA67 no Videolog.tv.




Nascida na comunidade do Carambita, bairro da periferia de Valença, no sul do Rio de Janeiro, mudou-se com a família para a capital aos oito anos de idade,radicando-se no bairro de Osvaldo Cruz. Lá acompanhou de perto o surgimento e desenvolvimento da escola de samba Portela, frequentando desde cedo as rodas de samba da região. Em 1940 casou-se e mudou para a Mangueira. Trabalhou como doméstica por mais de 20 anos, até ser "descoberta" pelo compositorHermínio Bello de Carvalho em 1963, que a levou para participar do show "Rosa de Ouro", que rodou algumas das capitais mais importantes do Brasil e virou disco pela Odeon, incluindo, entre outros, o jongo "Benguelê". Devota da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, participava de festas das igrejas da Penha e de São Jorge, cantando canções de romaria. Considerada rainha do partido alto, com seu timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido "Clementina, Cadê Você?" e foi cantada por Clara Nunes com o "P.C.J, Partido Clementina de Jesus", em 1977, de autoria do compositor da Portela Candeia.
Além deste gênero gravou corimás, jongos, cantos de trabalho etc., recuperando a memória da conexão afro-brasileira. Em 1968, com a produção de Hermínio Bello de Carvalho, registrou o histórico LP "Gente da Antiga" ao lado de PixinguinhaJoão da Baiana. Gravou cinco discos solo (dois com o título "Clementina de Jesus", "Clementina, Cadê Você?" e "Marinheiro Só") e fez diversas participações, como nos discos "Rosa de Ouro", "Cantos de Escravos", Clementina e convidados e "Milagre dos Peixes", de Milton Nascimento, em que interpretou a faixa "Escravos de Jó". Em 1983 foi homenageada por um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação de Paulinho da ViolaJoão NogueiraElizeth Cardoso e outros nomes do samba.
Rainha Ginga. Quelé. Duas maneiras de chamar Clementina de Jesus, com a imponência do título de realeza e com a corruptela carinhosa de seu nome. Clementina evocava tais sentimentos aparentemente contraditórios. A ternura e o profundo respeito.
A ternura de negra velha sorridente. Todos com quem se envolvia tinham a compulsão de chamá-la Mãe, como a chamavam os músicos do musical Rosa de Ouro. Uma pessoa capaz de interromper um depoimento dado à televisão para discutir sobre o café com a moça que o servia. Um brilho especial nos olhos que cativou desde os mais humildes ao imperador Haile Selassié. Talvez por ter trabalhado tantos anos como empregada doméstica e ter começado a carreira artística aos 63 anos, descoberta pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho, nunca tratava de forma diferente devido à posição social.
O respeito ao peso ancestral de sua voz: uma África que estava diluída em nossa cultura é evocada subitamente na voz e nos cânticos que Clementina aprendeu com sua mãe, filha de escravos. Clementina surgiu como o elo perdido entre a moderna cultura negra brasileira e a África Mãe.
Clementina causou uma fascinação em boa parte da MPB. Artistas tão diferentes como João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença fizeram questão de registrar sua voz em seus álbuns. Apesar disso Clementina nunca foi um grande sucesso em vendagem de discos. Talvez por ter gravado quase que somente temas folclóricos, ou por sua voz não obedecer aos padrões estéticos tradicionais. O que realmente impressionava eram suas aparições no palco, onde tinha um contato direto com seu público.
Clementina, mesmo tendo iniciado tardiamente sua vida artística e com uma curta carreira, é sem dúvida uma das mais importantes artistas brasileiras. Faleceu em função de um derrame na Vila Santo André - Inhaúma - Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1987 e apesar disso, hoje em dia apenas o disco Clementina e Convidados existe em catálogo.

sábado, 2 de novembro de 2013

Sabiá...ATÉ UM DIA!





"Clara,saudades dessa amiga que te ama como ontem,como hoje e por toda a vida.Beijos,muitos beijos,meu amor eterno(Sandra,Clamagoada)antigo apelido do canal do youtube que eu deletei e fiz outro.(Sandra Rodrigues)
"Meu amor ETERNO"!Encontrarei você...UM DIA!Minha Placa Homenagem e declaração de AMOR ETERNO no túmulo da Clara no Cemitério São João Batista. 




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Centenário de Vinicius de Moraes.





Nasce no dia 19 de outubro de 1913, na Rua Lopes Quintas nº114, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Com o nome de batismo Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes (apenas aos nove anos registra o Vinicius de Moraes), é filho de Lydia Cruz de Moraes e de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes.
Muda-se para a Rua Voluntários da Pátria, nº 192. É o início de uma longa relação de Vinicius e sua família com o bairro de Botafogo. Passa a morar com os pais e a irmã Lygia na casa dos avós paternos, Maria Conceição de Mello Moraes e Anthero Pereira da Silva Moraes.
Mais uma mudança, dessa vez para a Rua da Passagem nº 100, em Botafogo. É nesse endereço que nasce seu irmão Helius. 
Entra para a Escola Primária Afrânio Peixoto, na Rua da Matriz, em Botafogo.

Em um ano sem trabalhos com Toquinho, faz, com o antigo parceiro Edu Lobo, a trilha sonora do musicalDeus lhe pague
Passa a viver com Marta Rodrigues Santamaria e se divide entre Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Em 1980,mesmo passando por dificuldades com sua saúde, lança, com Toquinho, pela gravadora Ariola, seu derradeiro disco, Um pouco de ilusão

Morre de edema pulmonar no dia 9 de julho em sua casa na Gávea, ao lado de seu parceiro Toquinho e de Gilda Mattoso.



Homenagem à Clara Nunes-Mariene de Castro e a Bateria da Portela!


sábado, 12 de outubro de 2013

Clara Canta S.Paulo 1982



CLARA FOTO CEDOC DA GLOBO.
Show em homenagem ao 429º aniversário da cidade de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro.Data de exibição: 24/01/1983
Horário: 21h30

Show foi realizado pela TV Globo como parte do Projeto São Paulo 2000 e transmitido diretamente para todo o Brasil. O espetáculo aconteceu na Praça da Paz, no Parque Ibirapuera, na capital paulista.

O espetáculo contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Clara Nunes, Demônios da Garoa, Djavan, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Ney Matogrosso e Sérgio Reis, entre outros.



Iniciado em dezembro de 1982, o Projeto São Paulo 2000 foi criado pela TV Globo com o objetivo de discutir alternativas para a melhoria da qualidade de vida naquela metrópole. Através deste projeto, a emissora promoveu eventos e campanhas. Durante um mês, postos de recebimento de críticas e sugestões foram instalados em diversos pontos da cidade, e a população enviava suas opiniões. Problemas como a poluição, a violência, o trânsito, os menores abandonados e as condições de vida nas favelas foram alguns dos itens apontados pela pesquisa. Os dados foram analisados por especialistas e encaminhados ao Governo do Estado de São Paulo. A própria Globo utilizou as informações para produzir campanhas, como a veiculada em agosto de 1983, contra a violência no trânsito.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Feliz Dia das Crianças!


Clara não teve filhos e quando tinha 4 aninhos recebeu de presente de Natal de sua madrinha uma boneca de papel.A pequena Guerreira brincou com ela durante todo o dia,feliz,até que foi dormir.Ao amanhecer procurou pela boneca e,como havia chovido por toda a madrugada,Clarinha encontrou a bonequinha dissolvida no chão do quintal onde a esquecera!Clara colecionou ao longo de sua vida muitas bonecas que comprava a cada canto do mundo quando viajava.Esse trauma sobre sua boneca de papelão a acompanhou para o resto de sua vida.Salve as crianças que ela adorava tanto e que cada um guarda dentro de si!


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

7 de outubro o Dia do Compositor



Hoje é o Dia do Compositor.Sem ele a música não poderia existir como os cantores também não.São as composições desses gênios nas vozes de interpretes como CLARA NUNES que compõem a nossa boa MPB!Parabéns a todos eles! 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DIA 27 DE SETEMBRO,DIA DO CANTOR!


A música nos liberta dos problemas e alegra o nosso ser.

PARABÉNS A TODOS OS CANTORES!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Salve São Cosme e São Damião.O LP ESPERANÇA está completando 34 anos de sucesso!



Parabéns,Clara, por esse belo trabalho que ficou na estória e que completa 34 anos de sucesso amanhã,dia 27 de setembro.Nesse dia você distribuiu LPs e doces para as crianças que você amava e que nunca pode ter para se completar como mãe!




Saudemos São Cosme e Damião.Amanhã é esse grande dia.
Essa data celebra, para os católicos, a memória de Cosme e Damião. Os irmãos gêmeos eram médicos e viveram na Ásia Menor. Eles ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Clara no FESTA DO SAMBA 1980 -MEMÓRIA DA GLOBO.CEDOC


Vejam que maravilha:ELZA SOARES,MARTINHO E CLARA NA FESTA DO SAMBA 1980.Elza (para quem não sabe, emprestou seus vestidos para a amiga Clara Nunes se apresentar em programas!)
FOTO CEDOC DA GLOBO.






Festa do Samba contou com as participações de cantores como Alcione, Benito di Paula, Beth Carvalho, Chico da Silva, Clara Nunes, Elza Soares, Jair Rodrigues, João Nogueira, Martinho da Vila e Roberto Ribeiro.

Os convidados abriram e encerraram o programa cantando Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Ao longo do show, cada artista participou de um número musical. Entre as atrações, Jair Rodrigues interpretou Coisinha do Pai, enquanto Alcione cantou Deixa a Fumaça Entrar.
As gravações do especial Festa do Samba foram feitas no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

A produção do programa foi de Nelson de Almeida e Jorge Nascimento.

FICHA TÉCNICA
Data de exibição: 01/01/1980
Horário: 21h

Apresentação: Oswaldo Sargentelli
Criação e texto: Eloy Santos e J.C. Botezelli
Produção musical: Nonato Buzar
Codireção: Márcio Antonucci
Direção: Walter Lacet






quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Clara e Sabor Bem Brasil


Durante todo o ano de 1978 o Espetáculo SABOR BEM BRASIL com o patrocínio de cigarros Continental com o elenco formado por Waldir Azevedo,Altamiro Carrilho,Luiz Gonzaga,João Bosco,CLARA NUNES,Caçulinha e seu Regional e outros músicos num total de 45 artistas.Foi criado e dirigido por Newton Travesso,àquela época,um dos diretores do Programa Fantástico da Tv Globo.A iniciativa desse show partiu do acordeonista Caçulinha,que assumiu a direção artística.Os ensaios aconteceram durante todo o mês de janeiro no TEATRO CLARA NUNES no Rio de Janeiro em que João Bosco e Clara Nunes trouxeram seus próprios conjuntos enquanto que Waldir Azevedo e Altamiro foram secundados pelo Regional de Caçulinha.A partir da estréia em Porto Alegre,a trupe partiu para uma longa e consagradora temporada regional compreendendo as cidades de S.Paulo(Ginásio do Ibirapuera em 12,13 e 14 de maio de 78),Rio de Janeiro(Ginásio do Tijuca Tênis Clube em 20 de maio de 78)-Arcos da Lapa(em 21 de maio de 78)no Social Ramos Clube (em 01 de julho de 78)Baurú S.Paulo (Ginásio do Noroeste em 29 de julho de 78),Recife(Ginásio do Geraldão em 18 de agosto de 78),Fortaleza(Estádio Presidente Vargas em 20 de agosto de 78),Curitiba(Ginásio Tarumã em 26 de agosto de 78),Belo Horizonte(Ginásio Mackenzie em 15 e 16 de setembro de 78),Cascavél-PR(Ginásio Municipal em 23 de setembro de 78),Campinas (Ginásio do Guarani F.C. em 6 de outubro de 78)e Sorocaba(Ginásio Municipal em 7 de outubro de 78,entre outras.O show tinha o seguinte roteiro:Clara Nunes era a apresentadora (em algumas oportunidades,essa função foi atribuída à atriz Bibi Ferreira)contando a história dos últimos 40 anos da MPB através de quadros que relembravam os clássicos do choro,executados por Waldir Azevedo,Altamiro Carrilho,Caçulinha e seu Regional,passando para os clássicos do baião,interpretados por Luiz Gonzaga e prosseguindo com as últimas criações do samba,cantadas por Clara Nunes e João Bosco.A entrada de Waldir era precedida por uma fala proferida por Clara Nunes.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E.M. Barão de Santa Margarida é a grande campeã da 9ª CRE no FECEM 2013




           A música vencedora que irá representar a 9ªCRE no FECEM 2013 faz uma homenagem à cantora Clara Francisca Gonçalves Pinheiro ( Clara Nunes ), que nos deixou há 30 anos. As tradições afro-brasileiras e a história dos negros no Brasil eram temas presentes nas canções interpretadas por Clara Nunes.
           Sob orientação dos professores Demartone Gomes ( história ) e Dilma Barrozo (Língua Portuguesa), e sempre com o apoio da direção e equipe, nossos alunos criaram letra e música de " A alegria do samba: Clara Nunes". Envolvidos, ainda , pelo clima do FECEM e seu tema realizaram diversas atividades que podem ser observadas a seguir:
















A alegria do samba : Clara Nunes

Letra :  Cleiton Chagas
Música : Lucas Daniel 


A alegria do samba
É a nossa raiz
Ela é o sol que ilumina esse nosso país
É o estilo que faz a Barão sorrir
Nos tirou da solidão

A guerreira da luz
Trouxe de volta a alegria ao meu coração
Me tirou do poço, do charco, do lodo e da escuridão

O ritmo do samba
Clareou a minha vida
Atabaque e o coração.





domingo, 25 de agosto de 2013

Saudades...da Sabiá...


                                     E no Espaço Infinito a Guerreira a iluminar.



     ...Sabiá voa e canta nos arredores de um Infinito...

       "Voa meu Sabiá,
        Canta meu Sabiá
        Adeus meu Sabiá...
        ATÉ UM DIA!..."

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

71 ANOS DA GUERREIRA!



Se Clara fosse viva, completaria hoje 71 anos. Muito provavelmente, estaria esbanjando a mesma beleza e a mesma graça que tinha aos 40, quando tão precocemente nos deixou naquele triste 2 de abril de 1983.
Sua obra, sua lembrança e sua grandeza estarão para sempre perpetuados em nossa memória.

E onde quer que se veja uma águia azul e branco, uma saia de baiana nessas cores ou mesmo o manto da Majestade do Samba conduzido por um casal de mestre-sala e porta-bandeira lembraremos da voz marcante de Clara Nunes, de sua paixão por aquela escola, de seu virtuosismo e gana na mais singela alegoria do que é e do que sente o povo brasileiro.
Saudades da mineira guerreira. Linda, eterna, radiante.
Facebook Hélio Ricardo Rainho



Uma pessoa somente morre quando apagamos ela de nossas memórias. Clarinha continua viva. Virou, mexeu, estou escutando seus discos. É como se ela estivesse presente ainda entre nós. Uma diva. Uma entidade. Que fez sorrir e fez chorar. Nos faz sentir saudade... só sente saudade quem ama. Nós te amamos, Clara!
Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!
Membro SRZD desde 18/10/2013



Vestida de luz Lá vem a minha Mocidade Clareia... Abrem-se as portas do Òrun E no Ayê, surgia então uma estrela Que ao entoar dos pássaros raiou Salve os Orixás... Salve Iansã, Ogum Ecoa a força de uma voz Trazendo vida e paz pra essa raça De encantos mil (mocidade alegre 2005) Uma reza, um ritual Meu samba, leva essa homenagem A esse ser de luz que se "encantou" E foi morar com Deus Hoje tenho certeza que aqui está Com seu axé vai nos iluminar Deusa dos Orixás !!! Ôô Mineira Clara Guerreira, meu Sabiá Minha Morada faz a festa No balanço desse teu cantar (mocidade alegre 2005) não é do meu tempo mas olha essa mulher faz muita falta nos dias de hoje viu , vlw clara vlw.
victor santos
Membro SRZD desde 23/07/2013




"Salve Clara Nunes! Hoje tem festa no céu, 71 anos da Guerreira. Representa-la na Avenida foi um dos momentos mais marcantes dos meus Carnavais. Clara é canto, é luz, é referencia. Axé!"


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A VOLTA TRIUNFAL DE BETH CARVALHO,A RAINHA DO SAMBA!

Carla Visi divulga data de show com repertório de Clara Nunes




Carla Visi divulga data de show com repertório de Clara Nunes
Álbum, lançado pela Sony, tem participações de Daniela Mercury, Paula Fernandes, Thiaguinho e Péricles; Márcia ainda não sabe se poderá contar com seus convidados no palco.
A cantora Carla Visi prepara o show do CD intitulado 'Pura Claridade', em que ela canta músicas que fizeram sucesso na voz da mineira Clara Nunes. Segundo a coluna VIP*, do jornal Correio* deste sábado (3), ela já fechou a primeira data: dia 25 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio.


FABIANA COZZA NO RIO DE JANEIRO



Dvd da Fabiana só para o próximo ano, mas irá conter um documentário especial sobre a Clara e a personagem principal será a dona Mariquita. Fabiana foi até Caetanópolis e se emocionou com tudo o que viu. Ela comprou vários tapetes que são fabricados ao lado da creche e agora faz parte do cenário do show novo, onde os músicos ficam tocando. Vai sair no dvd.
Fabiana faz a diferença, pois ela observa o lado social e com o patrocínio que conseguiu com muita luta, além do dvd fará cerca de dez shows pelo país com Canto Sagrado. Ela é demais!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

DEZ motivos para (ainda) ouvir Clara Nunes




Por Felipe Candido
No dia 02/04/1983, o Brasil ficou mais triste com a morte de uma de suas maiores cantoras. Clara Nunes partiu para “cantar para além do luar”, deixando centenas de fãs e uma obra que marcou para sempre seu nome na história do samba e da música popular brasileira.

Após 30 anos de sua morte, Clara ainda tem uma legião de admiradores, e o SaraivaConteúdo elaborou uma lista com dez motivos para você conhecer, ou ouvir Clara Nunes e entender sua importância.

1. COMPOSITORES E INTÉRPRETES

Os maiores compositores contemporâneos de Clara Nunes e também grandes nomes de gerações anteriores figuravam nas fichas técnicas dos seus discos. Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Paulo César Pinheiro, Chico Buarque, Dona Ivone Lara, João Nogueira, Cartola e Nelson Cavaquinho são alguns dos autores que tiveram suas canções na voz de Clara. Além disso, a cantora soube reviver, com características próprias, músicas que haviam sido gravadas por grandes intérpretes. Canções de Dalva de Oliveira, Carmem Miranda, Angela Maria e outros ganharam registros inesquecíveis de Clara.

2. MULHER NO SAMBA

O samba sempre foi um espaço masculino. Mesmo com a abertura das portas e a conquista de espaço por Dona Ivone Lara, anos antes do sucesso alcançado por Clara Nunes, os homens continuavam a dominar o ritmo. Clara foi uma das grandes mulheres de seu tempo a escrever seu nome no samba, ao lado de Alcione e Beth Carvalho.

3. CLARA E A PORTELA

Clara teve uma relação muito estreita com a escola de samba Portela. Além de assídua frequentadora da quadra, dos sambas promovidos pela agremiação e dos desfiles, a cantora também foi divulgadora da Portela. Clara deu voz a canções dos tradicionais compositores da escola, a sambas - enredo – como “Ilu Ayê”, de 1972, e “Macunaíma”, de 1975 –, e também a músicas que exaltavam a Portela. Em 1984, Clara foi uma das homenageadas por sua escola do coração, ao lado de Paulo da Portela e Natal, no enredo “Contos de Areia”, que se sagrou campeão no carnaval daquele ano. Em 2012, Clara também foi homenageada pela escola, sendo a condutora do enredo sobre a Bahia. No desfile, a intérprete foi representada pela cantora Vanessa da Mata.

4. PESQUISADORA DOS RITMOS BRASILEIROS


A cantora Clara Nunes

Apesar de ter seu nome diretamente ligado ao samba, não foi somente o ritmo mais tradicional do Brasil que Clara cantou. A cantora foi uma profunda pesquisadora dos ritmos brasileiros. Em seus discos e shows figuravam jongos, afoxés, ijexás, , forrós, choros e até canções tradicionais de tribos indígenas, que fizeram com que Clara fosse uma grande representante da diversidade musical brasileira.

5. FÉ

Mesmo sendo o Brasil um país miscigenado, com forte presença da tradição africana em nossa formação cultural, as religiões de matriz afro sempre sofreram (e ainda sofrem) muito preconceito. Clara Nunes soube transformar sua fé em expressão artística. As referências aos Orixás estiveram presentes em suas canções, e a cantora tinha orgulho em afirmar suas crenças e cantar com alegria que era “filha de Ogum com Iansã”.

6. MUSA INSPIRADORA

Além de grande intérprete, Clara também foi musa inspiradora para grandes compositores. A cantora foi homenageada em diversas canções. Algumas delas foram cantadas pela própria Clara, como “Guerreira”. Outras foram gravadas por amigos, como “Mineira”, que ganhou a voz de João Nogueira, um dos compositores da canção. Após a morte, Clara foi celebrada em diversas músicas, como “Um Ser de Luz” samba de Paulo César Pinheiro, João Nogueira e Mauro Duarte que foi gravado por Alcione, amiga pessoal de Clara.

7. QUEBRA DE TABU

No Brasil, dos anos 70, havia um “tabu” relacionado às mulheres cantoras que fazia com que elas não tivessem bom desempenho na venda de discos. Clara foi responsável por reverter esse quadro, em 1971, ao se tornar a primeira cantora a vender mais de 100 mil cópias de um álbum, o homônimo Clara Nunes. A intérprete ainda teria outros grandes êxitos em sua carreira fonográfica, como o disco Claridade, de 1975, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, e Brasil Mestiço, de 1980, que bateu a casa de mais de 2 milhões de exemplares vendidos.

8. DUETOS

Ao longo da carreira, Clara Nunes dividiu os vocais com diversos amigos, em gravações que se tornaram antológicas. Os encontros de Clara com Clementina de Jesus, Vinícius de Moraes, Toquinho, Roberto Ribeiro, Adoniran Barbosa, dentre outros, tornaram-se verdadeiros clássicos da música brasileira.

9. NOVAS GERAÇÕES


As músicas da cantora são referência até os dias atuais

A obra de Clara Nunes ainda é atual. Prova da modernidade do canto de Clara é que, até hoje, artistas das novas gerações recorrem ao repertório da intérprete para pescar pérolas para seus próprios trabalhos. Mônica Salmaso, Mariana Aydar, Teresa Cristina, Gaby Amarantos e Diogo Nogueira são apenas alguns exemplos de jovens que reviveram canções imortalizadas por Clara.

10. LANÇAMENTOS EM 2013

Com a lembrança dos 30 anos de morte de Clara, 2013 vai ser um ano cheio de homenagens à cantora. Alguns lançamentos estão previstos para este ano, como a reedição da biografia Clara: Guerreira da Utopia, de Vagner Fernandes; os discos tributo de Mariene de Castro e Fabiana Cozza; e ainda um box com a discografia completa da cantora.