Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nelson Cavaquinho, o “profeta dos desenganos”


O compositor completaria 100 anos no dia 29. Ele, que deixou nosso convívio há 25 anos, permanece com sua obra na vida dos brasileiros com seu canto vívido que registra os anseios e experiências do povo mais humilde.

Por Marcos Aurélio Ruy*


Nélson Cavaquinho e Cartola

Nélson Cavaquinho e Cartola




Nelson Cavaquinho foi o homenageado por sua escola do coração, a Mangueira, no carnaval deste ano pelo centenário de seu nascimento. O enredo “O filho fiel, sempre Mangueira” traduziu na avenida a trajetória de um dos maiores sambistas do país, representante da chamada velha guarda da Mangueira.



Para muitos ele era o “profeta dos desenganos”, das desilusões amorosas, das angústias da vida, devido aos seus sambas com certa dose de pessimismo, Nelson Antônio da Silva nasceu no dia 29 de outubro de 1911 e ganhou o apelido de Nelson Cavaquinho por tocar esse instrumento nas rodas de choro que frequentava na juventude. O apelido permaneceu mesmo após ele trocar o cavaquinho pelo violão.


Seu pai era músico da banda da Polícia Militar carioca e ele próprio tornou-se policial fazendo rondas noturnas a cavalo pela cidade. Dessa maneira estabeleceu contato com músicos boêmios como Cartola e Carlos Cachaça entre outros. E adotou a Mangueira como usa escola de samba, aderiu ao ritmo brasileiro, à boemia e evidente largou o trabalho na PM. 


Arte e vida

“Totalmente desapegado de bens materiais, vendeu grande parte de sua produção, ou pagou dívidas dando parcerias a desconhecidos”, diz Arley Pereira em “A história da música popular brasileira por seus autores e intérpretes”, relatando uma prática comum dos sambistas da época em vender seus trabalhos ou vender parcerias para terem um dinheiro mais rápido nas mãos, muitos fizeram isso. Essa atitude de Nelson acabou por barrar suas parcerias com o grande Cartola, que não aceitava vender seus trabalhos. Para não haver rompimento entre eles decidiram não trabalhar juntos para manter a amizade. Segundo Arley, “a melhor fase de seu trabalho surge quando se une com Guilherme Brito” e complementa que Nelson “jamais conseguiu (nem pretendeu) ganhar mais que o necessário para sobreviver”.

Nelson Cavaquinho eternizou canções na memória dos brasileiros como “A flor e o espinho”, “Rugas”, “Folhas Secas”, “Quando eu me chamar saudade”, “Eu e as flores”, Juízo final”, entre as mais de 400 canções que deixou. Sua primeira canção gravada foi “Não faça vontade a ela”, em 1939. Porém, apenas quando foi descoberto por Cyro Monteiro, anos mais tarde, é que Nelson se destacaria no meio artístico. Seu primeiro disco só apareceu em 1970 com o nome “Depoimento de poeta”.

Suas obras sempre tiveram um toque fortemente religioso, como em “Juízo Final”, onde diz: “O sol há de brilhar mais uma vez/A luz há de chegar aos corações/Do mal será queimada a semente/O amor será eterno novamente”. Como se vê em raro momento poético e otimista desse grande músico-poeta com uma crença num futuro promissor, pois ele diz na música “Quero ter olhos pra ver/A maldade desaparecer”. Usa de uma figura bíblica, o juízo final, e faz uma concatenação positiva de futuro. Já em “A flor e o espinho” canta: “Espinho não machuca a flor / Só errei quando juntei minh’alma a sua/O sol não pode viver perto da lua”. 

O grande compositor morreu em 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, de enfisema pulmonar. Foi gravado por Cyro Monteiro, Clara Nunes, Beth Carvalho, Chico Buarque, Cazuza, Maria Bethânia, Elizeth Cardoso, entre muitos outros grandes intérpretes. Nelson Cavaquinho enobrece a cultura brasileira com suas músicas autênticas e delicadas contando a vida do morro e a sua própria através de amores e desamores, através da vida. A obra desse grande artista nacional merece destaque em seu centenário e em toda a vida cultural brasileira.

Embora não fale explicitamente de política ou questões sociais, sua obra cantou a vida dos morros, da periferia, do pobre, enfim a vida e inquietações dos brasileiros.

Homenagem à Carmen Miranda e Clara Nunes


TRIBUTO ÀS DIVAS DA MPB!

sábado, 22 de outubro de 2011

VANESSA DA MATA SERÁ A CLARA NUNES NO DESFILE DA PORTELA 2012



A convite do carnavalesco Paulo Menezes, a cantora Vanessa da Mata será um dos grandes destaques do desfile da Portela em 2012. Vanessa vai representar Clara Nunes, fio condutor do enredo “… E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, que a azul e branco mostrará na Avenida no Domingo de Carnaval.
Ao confirmar sua participação no desfile, a cantora, nascida do Mato Grosso, através de um e-mail enviado ao carnavalesco, falou da admiração que tem por Clara Nunes e pela Portela.
- Recebi o convite com toda alegria e honra de quem desde criança admira de longe a majestosa Portela! Vista pelos olhos de uma criança, a Portela tem o impacto e suspiro de uma mágica indecifrável. Eu ficava e fico feliz, emocionada, ao ver diferentes classes sociais, principalmente as mais simples, coroadas pelo encantamento e privilégio da escola, participando de uma festa impecável de cultura brasileira. Junto à Portela sempre me vem a imagem de Clara, impávida, generosa, sorridente, talentosa, de fáceis agudos,  de beleza forte e porte de rainha. Me arrepio toda vez que ouço Clara cantando “Portela, eu nunca vi coisa mais bela” e a beleza da Portela é a beleza dela, esse é um casamento muito feliz – declarou a artista na mensagem enviada ao carnavalesco.

DOSTEARES ESTÁ ENTRE OS 100 MAIS VOTADOS NO TOPBLOG2011







Celebridades

Profissional - Ordem Alfabética 

 

CONTINUEM VOTANDO!!

sábado, 15 de outubro de 2011

SAMBA CAMPEÃO DA PARAISO DO TUIUTI 2012




A tal Mineira 

Compositor(es): Adauto Alves, Anibal, Jurandir, Pelé e Reza

Oh! Quanta saudade
Da tal mineira ... Doce inspiração
Que felicidade!
Meu Tuiuti vai revivendo a emoção
Um ser de luz
A iluminar meu caminhar
Quem nos conduz
Nesta avenida é o sabiá
A natureza sorrindo
Fazendo a vida florescer
Eternizando a bela voz
Que não da mais pra esquecer
É agua no mar.... É maré cheia
Com a proteção de Oxalá , clareia

E lá no infinito seu canto ecoou
Morena mineira ... Mestiça raiz
Encontro das raças, rufar do tambor
Trazendo axé pra nos fazer feliz

Mais vem....
Vem de longe a batucada
Entre morros e vielas
Salve a deuza, salve o samba
Encantando a passarela
Seu canto
Traz a paz ao coração
É mais que uma prece,.. É devoção
E o povo vai fazer seu ritual
E na simplicidade
Acende a chama do meu carnaval

Hoje eu vi uma estrela.... No céu
Sorrindo pro morro do meu Tuiuti
É Clara guerreira, num gesto de amor
Ilumindo a Sapucaí!!!... Eu vi! Eu vi!

SAMBA CAMPEÃO DA PORTELA 2012



AUTORES: WANDERLEY MONTEIRO, LUIZ CARLOS MÁXIMO, TONINHO NASCIMENTO E NALDO
MEU REI
SENHOR DO BONFIM ALUMIA
OS CAMINHOS DA PORTELA
QUE EU GUARDO NO MEU PATUÁ
EU VIM COM A PROTEÇÃO DOS MEUS GUIAS
COM CLARA GUERREIRA À BAHIA
CHEGUEI, EU CHEGUEI PRA FESTEJAR
DEIXA LEVAR, NOS ALTARES E TERREIROS
TEM JARRO COM ÁGUA DE CHEIRO
VOU JOGAR FLORES NO MAR
NO MAR
PROCISSÃO DOS NAVEGANTES
EU TAMBÉM SOU ALMIRANTE
DE NOSSA SENHORA IEMANJÁ
VOU NO GONGÁ
BATER TAMBOR
REZO NO ALTAR
LEVO O ANDOR
VEM CHEGANDO OS BATUQUEIROS
DESCE A LADEIRA MEU AMOR
QUE A PATUSCADA COMEÇOU
EU VIM PRA RUA
QUE O SAMBA DE RODA CHEGOU
IAIÁ
DE SAIA RENDADA EM CETIM
BOTA O TEMPERO NA FESTA
OI, TEM ABARÁ E QUINDIM
PORTELA CHEIA DE ENCANTOS
ACOLHE A BAHIA EM SEU CANTO
DE FESTAS, REZAS, RITUAIS
VESTIDO DE AZUL E BRANCO
EU VENHO ESTENDER O NOSSO MANTO
AOS MEUS SANTOS DO SAMBA QUE SÃO ORIXÁS
MADUREIRA SOBE O PELÔ...TEM CAPOEIRA
NA BATIDA DO TAMBOR...SAMBA IOIÔ
ROLA O TOQUE DE OLODUM...LÁ NA RIBEIRA
A BAHIA ME CHAMOU

domingo, 9 de outubro de 2011

Resposta de Aguinaldo Silva ao insulto à Clara e Carmem!


Ôrra meu!Tá rolando um ti-ti-ti aqui no blog sobre duas cantoras que eu nunca ouvi falar.Fiz uma pesquisa no google e vi que uma era macumbeira e morreu de anestesia e a outra de cachaça drogas e era esquisofrenica alem de apanhar do macho dela.
Tem até ameaça de acabar com a tua novela,cara!
Que lero é esse,maluco!Um bando de fichinhas mexendo com caixa alta?
Tá boa a novela como todas as que tu fez.
Faz a Griselda receber logo essa grana da loterica pra ficar mais esperta.E encontra um macho de responsa pra Teresa Cristina pra ela berrar na cama e deixar de berrar no nosso ouvido.
Se liga meu e resolve logo a parada dessas duas cantoras aí pra gente continuar a ler tramas novas da novela.Ou tu engrena a primeira e avança neles ou tu dá a ré e erra de direção.
Chega meu cumpade.
O culhão tá cheio.
Aguinaldo Silva
Afe Serjão, você tá parecendo Baltazar, o marido da Celeste! Mas as cantoras de quem você fala são pilares da cultura pop nacional, e a rapeize que é fã delas não deixa de ter razão, eu fiz uma brincadeira na novela e não funcionou, pareceu de mau gosto. Mas não foi essa a minha intenção, eu juro! Agora, que a gente precisa mudar de assunto, engrenar a primeira e voltar a falar da novela, isso precisa, você tá certíssimo! A propósito, o Crô, depois de ler sua mensagem, ficou ouriçadíssimo!

sábado, 8 de outubro de 2011

Paraíso do Tuiuti: Confira o samba campeão para o Carnaval 2012




A Paraíso do Tuiuti, que vai homenagear Clara Nunes
 no próximo Carnaval, definiu o hino para o desfile,
 na noite desta sexta-feira. Com festa, a parceria
 de Jurandir, Anibal, Adauto Alves, Reza e Pelé
 foi contemplada.
A escola vai desfila com o enredo "A Tal Mineira",
 que está sendo desenvolvido pelo 
carnavalesco Jack Vasconcelos.
Autores: Jurandir, Anibal, Adauto Alves, Reza e Pelé
OH! QUANTA SAUDADE
DA TAL MINEIRA... DOCE INSPIRAÇÃO
QUE FELICIDADE!
MEU TUIUTI VAI REVIVENDO A EMOÇÃO
UM SER DE LUZ
A ILUMINAR MEU CAMINHAR
QUEM NOS CONDUZ
NESTA AVENIDA É O SABIÁ
A NATUREZA SORRINDO
FAZENDO A VIDA FLORESCER
ETERNIZANDO A BELA VOZ
QUE NÃO DÁ MAIS PRA ESQUECER
É AGUA NO MAR... É MARÉ CHEIA
COM A PROTEÇÃO DE OXALÁ, CLAREIA

E LÁ NO INFINITO SEU CANTO ECOOU
MORENA MINEIRA... MESTIÇA RAIZ
ENCONTRO DAS RAÇAS, RUFAR DO TAMBOR
TRAZENDO AXÉ PRA NOS FAZER FELIZ

MAIS VEM...
VEM DE LONGE A BATUCADA
ENTRE MORROS E VIELAS
SALVE A DEUSA, SALVE O SAMBA
ENCANTANDO A PASSARELA
SEU CANTO
TRAZ A PAZ AO CORAÇÃO
É MAIS QUE UMA PRECE... É DEVOÇÃO
E O POVO VAI FAZER SEU RITUAL
E NA SIMPLICIDADE
ACENDE A CHAMA DO MEU CARNAVAL

HOJE EU VI UMA ESTRELA... NO CÉU
SORRINDO PRO MORRO DO MEU TUIUTI
É CLARA GUERREIRA, NUM GESTO DE AMOR
ILUMINANDO A SAPUCAÍ... (EU VI! EU VI!)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Autor de Fina Estampa que desrespeita cantoras age como um recalcado e deprimido


Aguinaldo Silva diz que processa jornalistas para comprar champanhe

DE SÃO PAULO
Aguinaldo Silva, 67, continua gerando polêmica sempre que abre a boca.

O controverso autor deu entrevista à revista "Playboy" na qual destila veneno contra seu novo alvo: os jornalistas.

"Uma das fontes de renda das celebridades são os processos contra os jornalistas", afirma. "Quero ganhar dinheiro à custa desses idiotas. E não vou doar para a Casa dos Artistas, vou gastar com champanhe!"

Segundo o autor de "Fina Estampa" (Globo), "não temos críticos de TV, temos fofoqueiros".

Aguinaldo fala ainda sobre o excesso de gays nas novelas atuais, plágio, novelistas de laboratório e a postura de alguns atores.
FONTE:Bol Notícias


Walcyr Carrasco estuda sair Globo após alfinetadas de Aguinaldo Silva

Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva andaram se estranhando recentemente. Motivo: as semelhanças entre as personagens Dulce (Cassia Kiss Magro) em "Morde & Assopra", de Carrasco e Griselda (Lilia Cabral) em "Fina Estampa", de Aguinaldo.

Indignado com algumas diretas e indiretas de Aguinaldo Silva de que se tratava de plágio, Carrasco resolveu abrir a guarda para investidas da concorrência.

Representantes do autor andaram conversando sobre uma possível saída dele da Globo. Trata-se de uma proposta milionária para comandar a parte de produção de dramaturgia de uma emissora.

Com contrato até 2014, Carrasco, que até então não pensava em sair da Globo, passou a analisar a possibilidade, pois esperava que a emissora tomasse alguma providência nessa briga entre ele e Aguinaldo Silva. Fontes ligadas ao autor dizem que ele está chateado com a omissão da Globo. Procurados, Carrasco e Globo não comentaram o assunto.

Em tempo, a emissora ofereceu ao autor a próxima novela das 23 horas, que deve ser uma versão de "Gabriela", de Jorge Amado. Carrasco e a direção da rede se reúnem esta semana.

FONTE:Jornal Floripa