Sabiá...Até um dia!

Sabiá...Até um dia!

sábado, 14 de agosto de 2010

OUÇAM O PROGRAMA AS TRÊS PARTES DE CLARA NUNES NA RÁDIO CULTURA AM
DIVIDIDO EM 3 PARTES:

OUÇAM O PROGRAMA DA MPB FM 90.3 QUE FOI AO AR HOJE,DIA 14 DE AGOSTO DE 2010 NA "VITRINE MPB QUE SERÁ REPRISADO NA NET TERÇA-FEIRA DIA 17/08/2010 AS 19:00HS.



Programa Vitrine MPB - Clara Nunes



O Vitrine MPB é um programa temático e, a cada semana, dedica uma hora da programação musical à obra de um artista ou de um momento importante da cultura brasileira.



Sábado, das 17h às 18h.


CLARA NUNES-ALGUÉM PODE ME AJUDAR???


A CASA ONDE CLARA NUNES NASCEU ESTÁ PRESTES A DESMORONAR!APREFEITURA DE CAETANÓPOLIS NÃO SE EMPENHA EM MANTÊ-LA EM PÉ,COMO RESPALDO À "FILHA ILUSTRE DE CAETANÓPOLIS"!!!!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CLARA NUNES-DUETO COM ROBERTO RIBEIRO-ARTIFÍCIO


HOJE,12 DE AGOSTO DE 2010
CLARA COMPLETARIA 68 ANOS!
PARABÉNS,GUERREIRA DE NOSSOS CORAÇÕES QUE NÃO A ESQUECEM!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010





CLARA, há 30 Anos
Fatos marcantes na carreira e vida de Clara Nunes, acontecidos há 30 anos.
Lançamento do LP “Brasil Mestiço” e do super sucesso “Morena de Angola”.
Por Alex Acioli

1980:
JANEIRO – A TV Globo leva ao ar o especial “O Samba”, que contou com artistas que estavam nas paradas de sucessos daquela época, cantando samba, como Clara Nunes, Alcione, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Chico da Silva (compositor de “Sufoco”, sucesso de Alcione em 1978), entre outros. Cada convidado cantou um única música; Clara arrasou com “Na Linha do Mar”, usando um vestido super rodado e, a cada vez que rodava, a parte de baixo do vestido de abria esvoaçantemente, fazendo um lindo efeito no palco. Infelizmente, esse especial nunca mais foi lembrado e, até onde eu sei, nenhuma foto da gravação se tornou pública. Está mais do que na hora, portanto, de alguém “fuçar” os arquivos da Globo e descobrir “O Samba”.


















FEVEREIRO – Juntamente com João Nogueira, Clara funda o BLOCO DO CLUBE DO SAMBA - BCS, com o intuito de revitalizar os blocos de ruas, que andavam “meio de devagar” naquele tempo. O primeiro desfile do BCS aconteceu na terça-feira gorda do carnaval de 1980, com Clara puxando o samba de Mauro Duarte, que saiu da Candelária em direção à Cinelândia – Rio de Janeiro. Antes, porém, no domingo de carnaval desfilou pela Portela, à frente da Velha Guarda da Portela, que naquele ano levou para a avenida o samba “Hoje Tem Marmelada”, puxado por David Correa.















MARÇO – Clara, muitíssimo bem acompanhada por Sivuca, grava pro Fantástico o clip “Feira de Mangaio”, estrondoso sucesso do LP “Esperança”, lançado em 79. Logo se tornaria um clássico do forró e, até hoje, é uma música obrigatória nos festejos juninos espalhados pelo país. Seria seu último clip com os cabelos escorridos e escovados.
ABRIL – Por sugestão de seu maquiador e amigo Guilherme Pereira, Clara resolve mudar o penteado: frisou os cabelos e os avermelhou ainda mais, dando a ela um aspecto mais afro-brasileiro, o que a deixou exuberante. Nas fotos abaixo, um apanhado de alguns penteados de Clara, até 1980:





















MAIO – No dia 1º de maio, Clara participou do show em homenagem ao Dia do Trabalhador, no Riocentro/RJ, organizado por Chico Buarque e Fernando Faro que contou, também, com a participação de outros grandes artistas da música. Logo em seguida, viajou pra Angola, acompanhada de uma caravana de artistas, como Chico, D. Ivone Lara, João Nogueira e Martinho da Vila, num projeto chamado KALUNGA, que homenageava a conquista da independência política daquele país africano. Por conta dessa viagem, Chico inspirou-se pra compor especialmente pra Clara o que viria a ser o carro-chefe do disco anual dela 
“Brasil Mestiço”, isto é, o megasucesso “Morena de Angola”.

  
                  


































AGOSTO – Na segunda semana de agosto de 1980 chega no mercado fonográfico o LP “Brasil Mestiço”, logo considerado um dos melhores trabalhos de Clara Nunes. A faixa de abertura “Morena de Angola” conseguiu furar o bloqueio das rádios FMs que, até então, não tocavam músicas da Clara, por acharem “popularescas”. O sucesso dessa gravação foi enorme, tanto que, junto com “Conto de Areia”, se tornaria a mais executada em rádio em toda carreira de Clara. “Sem Companhia” (I. Lancellottti/PCP) foi parar na trilha sonora da novela global “Coração Alado” e outros sucessos despontaram desse disco maravilhoso: o coco “Viola de Penedo” (Luiz Bandeira), o partido-alto “Peixe com Coco”, e a marcha-rancho “Estrela-Guia” (Sivuca/PCP).
A capa de “Brasil Mestiço” trazia Clara dançando jongo no morro da Serrinha/RJ, ao lado de Vovó Maria Joana, em foto de Wilton Montenegro que habitualmente fotografava Clara em seus trabalhos para a gravadora EMI-ODEON.



































Ainda em agosto, o Fantástico exibia o clip “Morena de Angola”, considerado um dos melhores (se não o melhor) clips gravados por ela, filmado em meio a um canavial. Abaixo, fotos marcantes desse trabalho histórico de Clara, que agora completa trinta anos: 

Clip do Fantástico (exibido em 17/08/1980):























Cantando “Morena de Angola” no Globo de Ouro:












Alex Acioli                       
Macapá-AP